Sport

SPORT

Seleção Brasileira, origem, timidez, inspiração em Durval: conheça Adryelson, promessa do Sport

O zagueiro já foi campeão Sul-Americano neste ano pela Seleção Brasileira Sub-17

postado em 11/04/2015 14:00 / atualizado em 11/04/2015 14:50

Thaís Lima /Especial para o Diario

Sport/Divulgação

Um garoto simples, de poucas palavras e de riso fácil. A figura do zagueiro Adryelson pode ainda não ser familiar para a torcida do Sport, mas o atleta de apenas 17 anos é uma das promessas vindas das categorias de base do Leão. Destaque do Sport na Copa São Paulo de futebol júnior deste ano, o jogador já foi convocado três vezes para vestir a camisa da Seleção Brasileira Sub-17. Na última convocação, Adyelson foi campeão do Sul-Americano Sub-17 em março, no Paraguai. E, mesmo atuando na parte defensiva, marcou um gol com a camisa canarinha, diante da Venezuela.

Sem ter o costume de conceder entrevistas, o garoto da cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão, responde com poucas palavras a perguntas sobre a família, a infância e os planos para o futuro. Há sete meses sem ir para casa, visitar os pais, o zagueiro fala sem tirar o sorriso do rosto que “aqui está bom demais. É melhor do que no Maranhão, porque lá não tinha muito futuro no futebol, não”.

Desde cedo, o jogador sempre contou com o apoio dos pais para se tornar jogador de futebol. Mas, além de receber o incentivo deles, para conseguir chegar a um grande time do Nordeste, Adryelson contou com o empenho de um membro da escolinha na qual ele treinava no Maranhão. “Vim uma vez para cá participar de um torneio. Gostaram de mim e, na segunda vez que vim, já foi para ficar. Foi o Sérgio, da escolinha em que eu jogava no Maranhão, quem me trouxe para o Recife”, afirma o zagueiro.

A família
Assim como muitos garotos da base do Sport, o jovem defensor mora nas dependências do clube, na concentração. Apesar de estar apenas no começo da carreira, filho de pai policial e mãe dona de casa, Adryelson afirma que já consegue ajudar os pais com o que ganha do Sport. “Eu já ajudo eles. Tem que ajudar, não é? Graças a Deus dá para mandar alguma coisa”, conta o zagueiro.

Durval, o exemplo
Com os pés no chão, o jogador sabe que ainda precisará de muito trabalho para conseguir um espaço na zaga do Leão. Mas, enquanto não conquista o seu espaço no time, garante que vem aprendendo muito com um velho conhecido da torcida rubro-negra. Exemplo para o zagueiro de 17 anos, o experiente Durval “pega no pé” do jogador. E a estreia como profissional, foi ao lado do xerife da defesa leonina. No clássico contra o Santa Cruz, no último dia 5. Agora, segundo o jogador, o foco está em “trabalhar mais forte, dar o máximo, para conseguir uma vaga no elenco do técnico Eduardo Baptista”.
CBF/Divulgação