Sport

SPORT

Salgueiro arranca empate no fim, elimina o Sport e vai a final histórica no Pernambucano

Partida acabou em 1 a 1 e deu a Carcará chance de fazer final contra o Santa Cruz

postado em 26/04/2015 17:54 / atualizado em 26/04/2015 18:53

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Salgueiro foi valente. Soube jogar com o regulamento sob o braço, é verdade. Mas soube principalmente juntar todas as suas forças para fazer o improvável: derrubar um gigante da capital. E em pleno Recife. O Sport está eliminado do Campeonato Pernambucano. Pela primeira vez na história, o Carcará chega à decisão do Estadual. Guerreira, a equipe sertaneja segurou a pressão do Leão como pôde. Poderia até perder por 1 a 0 neste domingo, na Arena Pernambuco, que ainda assim estaria classificado. Aos 43 do segundo tempo, fez melhor. Valdeir empatou o jogo. O Salgueiro agora irá enfrentar o Santa Cruz. O primeiro jogo acontecerá na próxima quarta-feira, no estádio Cornélio de Barros. O segundo, domingo, no Arruda.

Se pelo lado sertanejo, ficou uma explosão de alegria. Pelo rubro-negro, a revolta da torcida. Após ver o time fazer a melhor campanha do Hexagonal do Título - com imensa vantagem sobre os rivais -, os leoninos não digeriram bem a eliminação. E protestaram principalmente contra o técnico Eduardo Baptista, o qual chamaram de “burro” por repetidas vezes. O gol do Leão foi marcado por Diego Souza, de falta, no primeiro tempo. O Sport agora voltará a campo na próxima quarta-feira, contra o Central, no Lacerdão, pela disputa do terceiro lugar. O vencedor da disputa, que ainda terá o jogo da volta no próximo domingo, na Ilha, valerá uma vaga na Copa do Nordeste de 2016.

O jogo
Precisando vencer por um placar elástico, o Sport teve pressa. E desde os primeiros minutos de jogo. Embora tentasse demonstrar um quê de tranquilidade, tocando a bola e tentando envolver o adversário com certa paciência, os atletas rubro-negros não conseguiam esconder a ansiedade para abrir o placar. Inicialmente, errando passes pontuais e repondo a bola em jogo em velocidade, o Leão só teve a sua recompensa quando, pouco a pouco, encontrou seu jogo abrindo Régis e Elber pelas pontas. A partir dos 20 minutos, o time, enfim, cresceu.

CONFIRA COMO FOI A PARTIDA MINUTO A MINUTO

Aos 23, Neto Moura bateu de longe e Luciano fez a primeira grande defesa. Na jogada seguinte, foi a vez dele salvar a cabeçada de Páscoa. Recuado, porém tentando sair em velocidade nos contra-ataques, o Carcará só deu seu primeiro chute aos 30. Moreilândia assustou Magrão. Aos 32, o gol do melhor jogador da etapa. Diego Souza bateu falta com maestria e acertou o ângulo. No embalo da torcida, o Leão foi para um "abafa" organizado, como não fez no começo da partida. E só não ampliou porque Felipe Azevedo perdeu um gol incrível, debaixo da barra, após cruzamento de Renê.

O segundo tempo foi do Sport martelando e o Salgueiro se defendendo. Ainda mais recuado, o Carcará tentou minar o quanto pôde a partida, paralisando o jogo sempre que possível. Nitidamente mais nervosa, a equipe rubro-negra passou a ter ainda mais dificuldades de chegar. O primeiro chute com perigo só veio aos 18, com Vitor mandando na rede pelo lado de fora. Foi a chave para acordar a torcida e recomeçar a pressão. Aos 22, Luciano salvou a bomba mandada por Elber.

Com Régis e Diego Souza cansados, o técnico Eduardo Baptista foi obrigado a tirá-los para as entradas de Samuel e Mike. A torcida não gostou. O Carcará, por sua vez, fechou-se com praticamente todos os homens na defesa. Foi quando o Sport partiu para o abafa em busca de um gol para levar a partida para os pênaltis. Porém, em um contra-ataque bem organizado, Valdeir entrou em diagonal na área e chutou no canto de Magrão empatando a partida. O gol não apenas deixou tudo igual, mas também eliminou o Sport da competição e levou o Salgueiro à sua primeira decisão do Campeonato Pernambucano.

Ficha do jogo

Sport 1
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Neto Moura (Joelinton, aos 38’ do 2ºT), Elber, Régis (Mike, aos 31’ do 2ºT) e Diego Souza (Samuel, aos 26’ do 2ºT); Felipe Azevedo. Técnico: Eduardo Baptista.

Salgueiro 1
Luciano; Marcos Tamandaré, Rogério, Ranieri e Marlon; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Victor Caicó (Pio, aos 24’ do 2ºT) e Lúcio (Cassio, aos 12’ do 2ºT) e Valdeir; Kanu (Anderson Lessa, aos 28’ do 2ºT). Técnico: Sérgio China.

Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE). Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Elan Vieira de Souza.
Gols: Diego Souza (aos 32’ do 1ºT) (SPT); Valdeir (aos 43’ do 2ºT). Cartões amarelos: Ranieri, Moreilândia, Luciano, Anderson Lessa e Marcos Tamandaré (SAL); Neto Moura (SPT). Cartão Vermelho: Vitor (SPT). Público: 25.626 pessoas. Renda: R$  654.090,00.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/04/26/1166/20150426162808140244u.JPG', 'id_content': 3091938L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2015/04/26/galeria_sport,1166/fotos-com-homenagem-a-magrao-sport-recebe-o-salgueiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Com homenagem a Magr\xe3o, Sport recebe o Salgueiro', 'id_pk': 1166L, 'id_conteudo': 3091938L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Com homenagem a Magr\xe3o, Sport recebe o Salgueiro', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Em jogo hist\xf3rico para goleiro, Sport empata em 1 a 1 e \xe9 eliminado do Pernambucano', 'schema': 'foto_12711703576'}