Sport

SPORT

Sport consegue segurar o Fluminense no Maracanã, arranca empate e segue firme no G4

Seguindo à risca estratégia do treinador, Leão conseguiu segurar 0 a 0 no Rio

postado em 07/06/2015 21:20 / atualizado em 08/06/2015 13:59

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

PEDRO MARTINS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
O Sport fez uma partida consciente das suas limitações no Maracanã. Não se arriscou. Por diferentes razões sem Joelinton, Samuel e Elber, todos desfalques no setor ofensivo, restou ao técnico Eduardo Baptista optar uma estratégia mais conservadora, apostando no que tem de melhor em mãos: o sistema defensivo. E deu certo. Fazendo uma partida sólida na defesa, sem sofrer grandes sustos, o Leão conseguiu o resultado que foi buscar neste domingo: o empate. Inofensivo no ataque, segurou com maestria o 0 a 0.

O terceiro empate consecutivo fora de casa fez os rubro-negros somarem mais um precioso ponto que os mantêm invictos na Série A e dentro do G4 (única equipe a passar todas as rodadas no seleto grupo). O Sport volta a campo no próximo sábado, às 21h, quando receberá o Joinville, lanterna da Série A, na Ilha do Retiro.

O jogo
Foi um primeiro tempo acima de tudo morno. Sem inspiração, as equipes cansaram de errar passes. Foram 53 toques errôneos na etapa - média superior a um passe torto por minuto. Bastante desfalcado no setor ofensivo, o Leão fez o jogo que lhe cabia. Recuou-se para esperar o adversário. Na tática de priorizar a marcação, a equipe fez a sua parte na defesa. No ataque, porém, foi nulo. Mike errou tudo o que podia. Maikon Leite esteve sumido e Diego Souza Pouco inspirado. O Leão não deu sequer um chute a gol em 46 minutos.

Para se ter uma ideia, o melhor lance rubro-negro foi uma jogada que culminou com uma falta sobre Maikon Leite na entrada da área, mas não marcada pela arbitragem. Apesar de retraído, o Sport segurou a bola em sua posse. Cozinhando o jogo, irritou a torcida do carioca. Fez Fred orientar e pedir, com veemência, o empenhos dos companheiros. Quando o Tricolor arriscava acelerar o jogo, parava na impecável marcação de Rithely. Apenas em meados dos 30 minutos, o Fluminense acelerou o ritmo. Na sua melhor jogada, a bola passou de pé em pé até Wagner, que foi travado no chute por Renê. A etapa terminou sob vaias.

Os protestos da torcida na saída para o intervalo parece ter acordado ambas as equipes. O segundo tempo melhorou. Ganhou velocidade e os dois times passaram a se arriscar mais em busca do gol. Aos 10, Antônio Carlos testou para grande defesa de Danilo Fernandes. O Leão respondeu em dose dupla com Diego Souza. Aos 14, após contra-ataque rápido, o meia mandou cruzado, rente à trave. Aos 16, em fez boa jogada individual e obrigou Cavaliere a fazer boa defesa. Neste momento, a partida ficou em aberto por alguns minutos.

Com o passar dos minutos, Eduardo Baptista preferiu apostar na defesa. Sacou o atacante Maikon Leite para a entrada do volante Rodrigo Mancha. Recuou. E não levou o gol de empate aos 43 por um milagre. Giovanni cruzou e Marcos Júnior testou pra grande defesa de Danilo Fernandes. No rebote, Renê salvou o Leão. Guerreiro, o Sport conseguiria segurar o empate até o fim.

FICHA DO JOGO


FLUMINENSE 0

Diego Cavalieri, Renato (Wellington Silva), Gum, Antônio Carlos e Giovanni; Edson, Jean, Gerson, Vinicius (Marcos Júnior) e Wagner; Fred (Magno Alves).
Técnico: Enderson Moreira.

SPORT 0

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Neto Moura (Régis), Mike (Danilo) e Diego Souza; Maikon Leite (Rodrigo Mancha).
Técnico: Eduardo Baptista.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR).
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR).
Cartões amarelos: Wagner, Wellington Silva e Marcos Júnior (FLU); Renê e Matheus Ferraz (SPT).
Público: 15.411
Renda: R$ 368.520,00