Sport

SPORT

Eliminado pelo Santos na Copa do Brasil, Sport reencontra o Bahia pela Sul-Americana

Leão foi derrotado pelo Peixe por 3 a 1, na Vila, e acabou eliminado da torneio nacional

postado em 22/07/2015 23:55 / atualizado em 23/07/2015 00:29

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ale Vianna / Eleven / Agência O Globo
O Sport está classificado para a Copa Sul-Americana. A frase, positiva, até sugere que o Sport saiu de campo vencedor diante do Santos, na noite desta quarta-feira. Mas, graças ao esdrúxulo regulamento da CBF, a ida à competição internacional indica justamente o contrário. Jogando pela Copa do Brasil e buscando uma vaga às oitavas de finais, o Leão saiu da Vila Belmiro derrotado por 3 a 1 - havia vencido o jogo de ida por 2 a 1. A desclassificação no torneio nacional significou o sinal verde para ir à Sula. Parte da torcida comemorou o resultado.

O adversário do Sport na Sul-Americana já é sabido: o Bahia. O clássico nordestino recoloca as duas equipes frente a frente em 2015. Pelas semifinais da Copa do Nordeste, o Sport foi eliminado pelos baianos. Em um cenário agora mais favorável, os rubro-negros terão a oportunidade da revanche. O primeiro jogo acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto.

O jogo

Embora o discurso fosse de foco absoluto na busca pela permanência na Copa do Brasil, o Sport apresentou uma postura desinteressada no início do jogo. Não em vão, sofreu o gol logo no primeiro minuto de jogo. Desconcetrada, a defesa falhou na tentativa de provocar uma linha de impedimento. Gabriel aproveitou o passe de Zeca e abriu o placar. Lento e dando espaço, o Leão esteve irreconhecível, longe do time vibrante que vem bem na Série A. Até os 20 minutos, o time errou passes, ficou preso na marcação santista e sem conseguir sair do setor defensivo.

Muito mais pelo mau futebol do Peixe do que por méritos, aos poucos o Sport equilibrou as ações da partida. Aos 22, desperdiçou boa chance com Diego Souza, após falha de Werley. O jogo seguia sem muita emoção, quando a defesa rubro-negra sofreu nova pane e viu Ricardo Oliveira deixar Gabriel sozinho para fazer o segundo. A resposta rubro-negra não tardou. Quatro minutos depois, Diego Souza bateu falta, a bola desviou em Marquinhos Gabriel e morreu nas redes. O placar ao fim da etapa a decisão da vaga às oitavas de finais para os pênaltis.

O Sport voltou com outra postura no segundo tempo. Mais ligado e veloz, partiu em busca do empate nos primeiros minutos. Ia bem, até o balde de água fria em nova falha. Páscoa perdeu o tempo da bola e Geuvânio fez o terceiro do Peixe aos 12. Cinco minutos depois, o mesmo atacante acertou a trave do Leão. Após o “apagão”, o Sport voltou a equilibrar a partida. Por pouco não empata com Wendel aos 26. David Braz perdeu uma ótima chance aos 30. O jogo ficou aberto. O Leão lutou até o fim por um gol que garantiria a sua classificação. Em vão.

Ficha do jogo

Santos 3

Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Zeca; Renato, Paulo Ricardo e Marquinhos Gabriel (Elano); Geuvânio, Gabriel (Rafael Longuine) e Ricardo Oliveira (Nilson). Técnico: Dorival Júnior.

Sport 1

Danilo Fernandes; Ferrugem, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely (Wendel), Rodrigo Mancha, Marlone (Samuel), Diego Souza e Elber (Régis); André. Técnico: Eduardo Baptista.

Estádio:
Vila Belmiro, em Santos.
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS).
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Gols: Gabriel (1’ e 35’ do 1ºT) e Geuvânio (12’ do 2ºT) (SAN); Diego Souza (39’ do 1ºT) (SPT).
Cartões amarelos: Vanderlei, Victor Ferraz, Ricardo Oliveira, Werley (SAN); Ferrugem, Renê e Rodrigo Mancha (SPT)
Público: 8.370.
Renda: R$ 192.185,00