Sport

SPORT

Matheus Ferraz revela receita para Sport parar Walter: "É concentração do início ao fim"

Zagueiro ressaltou padrão tático como responsável pela solidez defensiva do time

postado em 05/08/2015 08:45 / atualizado em 05/08/2015 08:48

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press
A zaga do Sport é formada por dois jogadores experientes: Durval, 35 anos, e Matheus Ferraz, 30. Os dois têm bom senso de posicionamento e poder de marcação, mas nenhum deles tem a velocidade como característica. Isso não tem feito, no entanto, o sistema defensivo do time rubro-negro ficar comprometido. Nem mesmo a presença de jogadores diferenciados nos times adversários tem sido suficiente para quebrar essa estabilidade. E o que explica essa solidez no setor, segundo os próprios jogadores, é o padrão tático bem definido da equipe.

No próximo domingo, o Leão enfrenta o Atlético-PR do atacante Walter. Mas para Matheus Ferraz, não tem segredo: a receita é manter a concentração para impedir que o talento do pernambucano decida o jogo a favor dos paranaenses. "Todo grande time sempre tem um ou dois grandes jogadores. A gente tem que ter atenção, como sempre vem tendo. É concentração do início ao fim. Manter a pegada, o foco na marcação. Não podemos dar brecha para ele porque sabemos que ele é um grande finalizador", afirmou.

Sobre o bom desempenho do sistema defensivo do Sport, o zagueiro fez questão de lembrar que os méritos não são apenas do miolo de zaga, mas também de todos os outros jogadores que ajudam na marcação. "Não é só dos zagueiros. É difícil ficar um jogador no mano a mano com os zagueiros, porque nossa marcação é forte e nosso time marca taticamente. Então é difícil ter uma jogada individual e, quando tem, sempre tem cobertura e a gente está bem postado", explicou Ferraz.

Evoluir ainda mais
A campanha do Leão no Brasileiro tem sido excelente. Em quarto lugar na tabela, o time briga pelas primeiras posições desde o início do certame. Mas esse aproveitamento poderia se refletir em uma classificação ainda melhor quando comparado à pontuação de outras edições do Brasileirão. O que, para Matheus, só exige ainda mais do Sport: que o clube consiga resultados também fora de casa.

"Esse ano tem times que estão pontuando bastante. A maioria vem fazendo a lição de casa, assim como nós. Então, por isso, nós precisamos desse resultado fora de casa. A gente tem que manter esse nosso pensamento jogo a jogo, buscar nosso melhor e pontuar o máximo. Até chegar o fim (do Brasileiro) a gente sabe que vai afunilar, mas se a gente se mantiver lá em cima, a gente sabe que vai conquistar o objetivo", contou o zagueiro.