Sport

SPORT

"Arbitragem caseira" para o jogo contra o Corinthians revoltou a diretoria do Sport

Trio totalmente paulista foi sorteado para o jogo desta quarta-feira, na Arena Itaquera

postado em 11/08/2015 08:43 / atualizado em 11/08/2015 09:13

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press
Neste Brasileirão, a comissão nacional de arbitragem resolveu adotar uma posição polêmica com relação à escala em algumas partidas, com a possibilidade de sorteio de um árbitro pertencente ao mesmo estado de um dos times envolvidos no jogo. Até agora, a medida foi adotada em cinco jogos. O sexto será amanhã, no encontro entre Corinthians e Sport, no Itaquerão. Porém, com um dado inédito: pela primeira vez, todo o trio está ligado a uma das federações envolvidas. No caso, a paulista, com o árbitro da Fifa Luiz Flávio de Oliveira e os assistentes Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. Fato que revoltou os rubro-negros.

Ontem, o vice-presidente do Sport, Arnaldo Barros, encaminhou para a ouvidoria da CBF e da comissão nacional de arbitragem um ofício solicitando a troca do trio. Porém, o próprio dirigente reconhece que a medida foi adotada para externar a insatisfação do clube, tendo poucas chances de ter algum êxito efetivo.

“O Sport está absolutamente indignado com isso. É uma temeridade. Conosco já aconteceu, com um trio de Santa Catarina apitando o nosso jogo contra o Joinville. Mas foi fora de Santa Catarina. A torcida adversária ajuda a moldar o árbitro, não permitindo exageros. Mas um trio paulista apitar um jogo do Corinthians, em São Paulo, é uma exposição desnecessária”, criticou o dirigente. “Vamos solicitar a troca do árbitro. Mas não creio que isso vai ajudar em alguma coisa. Até porque, quando se fez o sorteio, já se sabia desse risco. Ninguém fez isso inocentemente”, acusou.

Exemplo

Tomando como base apenas o retrospecto neste Brasileiro entre o estado de origem do árbitro e o time vencedor nas partidas em que houve essa coincidência, os rubro-negros não possuem muitos motivos para se alarmar. Isso porque em apenas uma das cinco partidas realizadas a equipe que saiu de campo vencedora era do mesmo estado do árbitro que apitou o jogo. Aconteceu no triunfo do Figueirense sobre a Ponte Preta, realizado em Florianópolis e apitado por Heber Roberto Lopes, da Federação Catarinense.

“Dizem que esse árbitro (Luiz Flávio Oliveira) é torcedor do Corinthians. Ele já entra pressionado. Não precisa nem errar. Se ele tiver uma atuação exemplar, o Corinthians vai reclamar, porque já espera que ele erre. E se ele errar, seremos nós a reclamar”, finalizou Arnaldo Barros.