Sport

SPORT

Sport sai na frente, mas é incapaz de segurar a vantagem e perde para o Figueirense de virada

Em 10 jogos, Leão segue sem vencer como visitante na Série A do Brasileiro

postado em 22/08/2015 22:53 / atualizado em 22/08/2015 23:51

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

THIAGO PEDRO/FUTURA PRESS
Não foi desta vez. Em seu 10º jogo como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport voltou a sair na frente e abriu o placar pela quinta vez. Porém, como em todas as partidas como visitante neste Brasileirão, o Leão foi incapaz de triunfar longe do Recife. Desta vez, foi ainda pior. Ao invés de voltar para casa, pelo menos, com um empate, leva na bagagem sua terceira derrota na competição: Figueirense 2 a 1 Sport. Assim, o rubro-negro segue sem vencer há um mês e vê o G4 como uma realidade mais distante.

O jogo começou no ritmo digno de seu horário. Em um sábado às 21h e com a temperatura em Florianópolis mais convidativa para se tomar um vinho do que jogar futebol profissional, os dois times levaram um certo tempo a entrar efetivamente na partida. Não à toa, em 12 minutos, não havia acontecido uma finalização sequer. O equilíbrio que se verificava em campo refletia, na realidade, o marasmo dos dois times.

Mesmo jogando fora de casa, foi o Sport que criou o primeiro lance de perigo do confronto. Bastou, para isso, adiantar a marcação e pressionar o Figueirense em sua saída de bola. Para, então, ver Rithely e Matheus Ferraz desperdiçarem, em um mesmo lance, duas boas oportunidades. Mas, de frente para o gol, carimbaram o goleiro e um defensor, respectivamente.

Tecnicamente superior aos donos da casa, o Leão seguiu a impor ligeira predominância. Aos 16 minutos, contudo, os catarinenses reclamaram de pênalti não marcado de Matheus Ferraz sobre Dudu. Com exceção desta chegada, só deu Sport com lances perigosos. Aos 20 e 25 minutos, Maikon Leite e Diego Souza pararam no goleiro Felipe, que segurava o 0 a 0.

Felipe, entretanto, foi incapaz de travar o chute de Renê. O lateral esquerdo tabelou com André, progrediu e chutou, de fora da área e com pé direito - que não é seu forte. A bola foi no canto direito do arqueiro do Figueira. Gol do Leão. À frente do marcador, o Sport procurou controlar a vantagem e ainda esteve perto de ampliar no último lance da etapa inicial. E foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.

Hoje, não… Hoje, sim
Atrás no marcador, o Figueirense foi para o abafa na retomada do jogo. E em apenas dois minutos, teve duas oportunidades de chegar à igualdade. O Sport, contudo, procurou não ser dominado e, sem se acomodar com o 1 a 0, tentou igualar as ações da partida, buscando uma vantagem mais confortável. Com o Figueira querendo o empate e o Leão atrás do segundo gol, o jogo ganhou em movimentação e emoção.

Neste campo aberto, quem se deu melhor foi o Figueirense. Mais eficaz em seus lances ofensivos, a equipe mandante chegou à virada em duas jogadas de características semelhantes. Expondo sua deficiência em lances de bola alçada na área, o Sport viu Dudu aproveitar um cruzamento que passou por toda a área para escorar e empatar aos 17 e Bruno Alves, de cabeça, virar aos 24. Placar que se manteve até o apito final. E o Leão volta para o Recife com a derrota.

Ficha do jogo

Figueirense 2
Felipe; Leandro Silva (Suelinton), Thiago Heleno, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Dener, Fabinho, Yago (Jefferson), e Celsinho (Thiago Santana); Clayton e Dudu. Técnico: Renê Simões

Sport 1
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rodrigo Mancha (Hernane), Rithely, Maikon Leite (Samuel), Diego Souza e Marlone (Élber); André. Técnico: Eduardo Baptista

Estádio: Orlando Scarpelli (Florianópolis-SC). Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ). Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa (RJ). Gols:  Dudu, Bruno Alves (Figueirense); Renê (Sport). Cartões amarelos: Dudu (Figueirense), Rodrigo Mancha, Samuel Xavier (Sport). Público: 4.879. Renda: R$ 62.130.