Sport

SPORT

Contra o Internacional, Falcão fará seu primeiro jogo no Beira-Rio contra o ex-clube

Técnico já havia enfrentado Colorado quando treinava o Bahia, mas jogo foi em Pituaçu

postado em 02/10/2015 07:55 / atualizado em 07/12/2015 09:52

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco , Pedro Galindo /Especial para o Diario

Fábio Berriel/D.A Press
O técnico do Sport, Paulo Roberto Falcão, ressaltou recentemente a importância da vitória da equipe rubro-negra na partida contra o Internacional para o moral do time, abalado após a eliminação para o Huracán, pela Copa Sul-Americana. O jogo, além de ser vital para as pretensões do Leão no Brasileiro, tem uma particularidade para o Falcão: será a primeira vez que ele vai a Porto Alegre enfrentar o clube do qual foi ídolo como jogador e teve uma passagem como técnico, em 2011.

Vale lembrar que Falcão já enfrentou o Inter. Foi em 2012, pela Série A, quando era técnico do Bahia. No entanto, a partida, que terminou em empate por 1 a 1, foi disputada no estádio de Pituaçu, em Salvador. Apesar de ter encerrado um jejum de títulos de dez anos do Bahia com o troféu do estadual, a campanha do treinador no Tricolor de Aço foi interrompida com apenas cinco meses. Na 10ª rodada do Brasileiro, Falcão foi demitido, deixando o time na vice-lanterna da competição. Foram 36 partidas ao todo, com 16 vitórias, 10 empates e 10 derrotas.

A passagem pelo Colorado
Pelo Inter, a passagem foi ainda menor que a do Bahia. Foram cerca de três meses. Talvez o maior ídolo do time como jogador, Falcão enfrentou desconfiança logo na chegada como técnico. Apesar do respaldo da torcida e do diretor de futebol da época, Roberto Siegmann, a contratação teve forte resistência de parte da diretoria colorada, que não concordava com sua filosofia. Na sua apresentação, Falcão chamou os líderes do elenco para participarem com ele. Tentava passar uma ideia de unidade.

Não deu certo. Auxiliado por Julinho Camargo, Falcão conquistou o Campeonato Gaúcho pelo Inter em cima do Grêmio, em pleno Estádio Olímpico, em decisão por pênaltis. No entanto, foi eliminado da Copa Libertadores, grande ambição do clube colorado no início do ano. Após isso, o conturbado momento político se agravou, culminando na demissão de Siegmann e do próprio Falcão, que não teve muito tempo para mostrar seu trabalho. Foram 19 jogos, com oito vitórias, cinco empates e seis derrotas.

Desde a saída, o técnico sequer foi especulado novamente no clube, devido ao ainda existente racha entre a gestão atual, do presidente Vitorio Piffero, e Siegmann - que, inclusive, concorreu contra a chapa de Piffero nas últimas eleições para presidente do Inter.

Sem entrave
O motivo da demissão de Falcão do Inter não deverá ser um entrave no Sport. Isso porque a diretoria pretende manter o treinador mesmo caso hajam turbulências, assim como houve com Eduardo Baptista antes de sua saída para o Fluminense. Resta saber se o tempo e a tranquilidade no Rubro-negro serão suficientes para trazer a evolução necessária para o futebol do Sport. Contra o ex-clube, começa a primeira decisão.