Sport

SPORT

Joia do Sport, Everton Felipe tem empréstimo com Inter perto do fim e diz: "Quero ficar"

Desde o ano passado no Colorado, promessa do Leão já treina com profissionais e precisa ter 50% dos direitos econômicos comprados até o dia 10 de dezembro

postado em 04/12/2015 09:00 / atualizado em 04/12/2015 09:13

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Reprodução/Instragam de Everton Felipe
Em uma semana, o futuro de uma das maiores promessas do Sport nos últimos anos estará sacramentado. Aos 18 anos, o meio-campista Everton Felipe está desde maio do ano passado cedido por empréstimo ao Internacional. Lá, é destaque absoluto das divisões de base do clube gaúcho. É o camisa 10. Conquistou títulos e há três meses foi integrado em definitivo ao elenco profissional. Não em vão, o Colorado dificilmente deixará de exercer o direito de compra de 50% dos direitos econômicos e federativos e tê-lo em definitivo. O vínculo com o Inter se encerra no próximo dia 10. Everton reiterou: quer ficar no Beira-Rio de vez.

Para isso, o Sport quer receber. Estima-se um pagamento milionário (o clube não fala em valores). Antes de cedê-lo ao Inter, o Leão estendeu o contrato com Everton até 2018. Está resguardado. “O Internacional tem a opção de compra. Se quiser exercer, ficam com os 50% dos direitos econômicos e ficam com ele federativamente também. Caso contrário, o atleta retorna normalmente para o Sport”, afirmou o vice-presidente rubro-negro, Arnaldo Barros.

Os valores da negociação já estavam pré-acordados desde que Everton deixou a Ilha do Retiro, com seus 17 anos recém-completados. De acordo com o Sport, os gaúchos ainda não entraram em contato com o Leão. Porém, o caso ainda está em aberto, inclusive a compra total do jogador. “Tudo é possível. O Internacional só estaria obrigado a 50%, mas se quiser comprar todo, a gente negocia também. Mas, até agora, não fomos contatados”, disse Barros.

Assim como já havia feito no ano passado, Everton Felipe mostrou gratidão e carinho pelo Sport, porém reforçou o desejo de seguir sua carreira em Porto Alegre. “Tenho um carinho enorme pelo Sport, agradeço, mas quero ficar. Mas isso não depende de mim. Meu empresário está tratando com o Inter”, disse.

Há três meses, o meio-campista passou a integrar o elenco profissional colorado. Na última segunda-feira, foi ao Rio de Janeiro tirar o visto americano. A intenção é que ele vá com o restante do elenco gaúcho para os Estados Unidos, onde o clube fará parte da pré-temporada e participará do Flórida Cup, em janeiro.

Reprodução/Instragam de Everton Felipe
O empresário do atleta, Marineu Barros, afirmou que o Internacional está tratando do tema, porém não quis dar maiores informações. A reportagem do Superesportes tentou entrar em contato com Marcos Marino e Carlos Pellegrini, diretor e vice de futebol colorado, respectivamente, porém sem sucesso.

Em alta no Colorado
No Internacional, Everton Felipe vem sendo tratado como um joia desde que chegou. Em pouco tempo, aumentou a massa muscular, deixou de morar no alojamento do clube para viver em um apartamento e correspondeu em campo. Foi capitão do sub-17, conquistou títulos regionais. Este ano, foi campeão do torneio Fallerhof (Sub-20), na Alemanha, e artilheiro do Evonik Ruhr Cup Sub-19, com oito gols - o clube foi terceiro colocado.

"Ano passado, fui campeão da Copa do Brasil Sub-20 e este ano foi excelente também. Fomos para dois torneios na Alemanha e consegui ser destaque e artilheiro. Espero manter essa regularidade conseguindo me destacar aqui no Inter", afirmou, emendando sobre o seu futuro. "Não vou dizer que sim ou que não (se fico no Inter), mas o comentário é que eu ficarei aqui. Eu quero ficar, mas isso não depende de mim", acrescentou, já com poucos vestígios do sotaque pernambucano.

Confiante por seu desempenho, Everton tem a expectativa de ser lançado no profissional colorado em 2016. "Minha expectativa era subir em 2016, mas já subi há três meses e espero estar preparado para ser lançado em 2016. Pena que acabei sofrendo uma torção no tornozelo grau 2 e faz duas semanas apenas que voltei. Estava há uma semana em reabilitação e voltei há cinco dias a treinar com bola. A depender dos treinos, posso ir para o jogo contra o Cruzeiro, mas não sei por causa da situação do meu contrato com o Sport que está em aberto e estão resolvendo", disse.

Sobre a renovação contratural com o Inter, Everton afirmou que não está se envolvendo e que aguarda apenas um retorno do seu empresário. "Vou ser bem sincero. Tenho vínculo com o Inter até o dia 10 de dezembro. Meu empresário está negociando e a mim só resta esperar mesmo", pontuou o meio-campista natural de Limoeiro (a 65 quilômetros do Recife).