Sport

SPORT

Primeira edição do bloco Eternamente Sport leva rubro-negros à Cidade Alta no ritmo do frevo

No desfile, os torcedores adaptaram a música Madeira que cupim não rói, com o verso "O Sport é de fato campeão" e vibraram com outras tradicionais músicas

postado em 07/02/2016 17:03 / atualizado em 07/02/2016 18:05

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Val Martins/instagram (juniorscr87)
A primeira edição do bloco rubro-negro Eternamente Sport saiu no Largo do Amparo, em Olinda, neste domingo. Preenchendo uma lacuna deixada no início da decáda de 1990, com o extinto Leão Dourado, a "troça carnavalesca futebolística e cervejeira" arrastou a torcida leonina na Cidade Alta. À parte da fase do time nos gramados, com duas derrotas nas duas primeiras rodadas, o povo encampou a ideia, criada pelos próprios torcedores e abraçada posteriormente pelo clube. Com quatro bonecos gigantes (incluindo Zé do Rádio, torcedor-símbolo), a orquestra Treme Terra, famosa nas sociais da Ilha do Retiro, e uma mini-frevioca, os frevos inspirados no Sport tomaram conta das ladeiras.

Entre os mais tocados, o "Cazá-Cazá", o frevo-de-rua mais famoso do clube, numa composição do maestro Nelson Ferreira, um torcedor tricolor com músicas gravadas nos três clubes. Também teve espaço uma adaptação de "Madeira que Cupim Não Rói", de Capiba (vídeo abaixo). No caso, com o verso "Queiram ou não queiram os juízes, o nosso Sport é de fato campeão", numa referência ao título brasileiro de 1987, confirmado na justiça. Por sinal, o desfile aconteceu justamente no 28º aniversário da conquista, sacramentada em 7 de fevereiro de 1988, na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani. Após a concentração às 9h, em frente ao Homem da Meia-Noite, o desfile começou por volta de meio-dia, reunindo mais rubro-negros ao longo do caminho.

Também no domingo houve o desfile do Timbu Coroado,
nos Aflitos. Já o bloco Minha Cobra, do Santa Cruz irá desfilar em Olinda nesta segunda-feira.

Hino à Treme Terra (composição de Renato Barros, em 1979)
"Chegando lá na Ilha do Retiro
Ô abre alas que o Sport vai jogar
O rubro-negro, é cor de guerra
É o super sport que estremece a terra
Chegando lá na Ilha do Retiro
Ô abre alas que o Sport vai jogar
O rubro-negro, é cor de guerra
É o super Sport que estremece a terra
Vivendo com o Sport esta emoção
A galera se engrandece muito mais
Quem não fala no Sport é mudo
Cazá, cazá, e pelo Sport tudo!"