Sport

SPORT

Na base da vontade, Sport melhora no segundo tempo e vence o Botafogo-PB de virada

Leão estreia na Copa do Nordeste com vitória, algo que não havia conseguido nas três edições anteriores; os gols foram marcados por Túlio de Melo e Rithely

postado em 14/02/2016 18:01 / atualizado em 14/02/2016 22:09

João de Andrade Neto /Superesportes

João Pedro/ESP. DP
Foi a quarta partida do Sport na temporada. E mais uma vez, o time comandado pelo técnico Paulo Roberto Falcão ficou devendo um bom futebol. Mas na base da vontade e da imposição, principalmente no segundo tempo, o Leão conseguiu uma boa vitória, na estreia da Copa do Nordeste, ao bater o Botafogo-PB, de virada, por 2 a 1, neste domingo, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Na quarta-feira, o rubro-negro encara o Fortaleza, na Ilha do Retiro, na partida que vale a liderança isolada do Grupo B, já que os cearenses também triunfaram na estreia do Regional ao bater o River por 3 a 0 no Castelão.

Minutos antes da partida, o técnico Paulo Roberto Falcão ganhou um desfalque de última hora. Além de Mark González, com um edema muscular, o treinador perdeu o meia-atacante Reinaldo Lenis, que sentiu um desconforto na coxa. Com isso, restou o treinador rubro-negro improvisar mais uma vez o lateral direito Maicon na frente. Porém, os problemas rubro-negros não acabariam por ai.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/02/14/1472/20160214181623265415a.jpg', 'id_content': 3248857L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/02/14/galeria_sport,1472/fotos-sport-vence-o-botafogo-pb-de-virada-pela-estreia-da-copa-do-nordeste-em-joao-pessoa.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Botafogo-PB x Sport pela estreia da Copa do Nordeste, em Jo\xe3o Pessoa', 'id_pk': 1472L, 'id_conteudo': 3248857L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport vence o Botafogo-PB de virada pela estreia da Copa do Nordeste, em Jo\xe3o Pessoa', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Sport voltou a apresentar muitas dificuldades ofensivas na partida deste domingo, no est\xe1dio Almeid\xe3o', 'schema': 'foto_12711703576'}Com o setor ofensivo enfraquecido, o Sport não mostrou nenhuma força no ataque nos primeiros 45 minutos, apesar da maior posse de bola. Sem conseguir, nem mesmo, trabalhar as bolas alçadas na área para o centroavante Túlio de Melo. Assim, o goleiro Michel Alves foi um mero expectador. Para piorar,aos 34 minutos, Maicon acabaria deixando a partida, também sentido dores musculares. O prata da casa Fábio foi o escolhido da vez. 

Sem força na frente, o Sport também se atrapalhava atrás. E só por isso o placar saiu do branco no primeiro tempo. Com uma equipe limitada, o Botafogo-PB abriu o placar aos 11 minutos, após mais uma falha grotesca do zagueiro Matheus Ferraz, que não conseguiu cortar um cruzamento e deixou a bola nos pés do atacante Muller, que só fez tirar de Danilo Fernandes. 

Minutos depois, após nova falha defensiva do Leão, por pouco os donos da casa não ampliaram. Carlinhos recebeu livre e tentou encobrir Danilo Fernandes. Mas o goleiro rubro-negro conseguiu fazer boa defesa. Foi só, em um primeiro tempo fraco tecnicamente.

Segundo tempo
Para a etapa final, o técnico Paulo Roberto Falcão não fez nenhuma substituição de jogadores. Porém, mesmo sem qualidade, o Sport ao menos conseguia povoar um pouco mais o campo de defesa do Botafogo-PB, com o volante Serginho atuando mais recuado e liberando assim os laterais.
 
Logo nos primeiros minutos, o Leão poderia ter um pênalti marcado a seu favor, caso o árbitro potiguar Caio Max Vieira tivesse visto o volante Rithely sendo agarrado na área em uma cobrança de falta. Mesmo assim, a etapa seria toda pernambucana.

E na base da transpiração, o Sport conseguiu o empate. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Túlio de Melo girar e estufar as redes paraibanas. Após o gol, o Leão passou a viver o seu melhor momento na partida, pressionando o Botafogo, que sentiu o empate. Contudo, tudo sempre na base da vontade, já que tabelas, deslocamentos, dribles e lançamentos eram artigos de luxo na partida.

E foi assim, que o Leão virou o placar. Após novo cruzamento na área, a bola sobrou para Rithely, que de cabeça, mandou para o gol de Michel Alves. A essa altura, placar já merecido no Almeidão. Aos trancos e barrancos, o Sport larga com vitória no Nordestão. Algo que, por sinal, não havia obtido nas três últimas edições da competição, quando ficou no empate em 2013 e 2014 contra Sousa e Botafogo, ambos da Paraíba, e derrota para o Sampaio Corrêa, em 2015.

Ficha do jogo

Botafogo-PB 1
Michel Alves;  ngelo, Plínio, Magno e Zeca; Gedeil, Val (Tiago) e Janeldo; Muller (Daniel Cruz), Carlinhos (Pingo) e Jó Boy. Técnico: Itamar Schulle

Sport 2
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Serginho, Luiz Antônio, Maicon (Fábio) e Everton Felipe (Juninho); Túlio de Melo.

Local: Estádio Almeidão (em João Pessoa). Árbitro: Caio Max VIeira (RN). Assistentes: Vinícius Melo e Jean Márcio dos Santos (ambos do RN). Gols: Muller (11 min do 1º tempo), Túlio de Melo (15 min do 2) e Rithely (35 min do 2). Cartões amarelos: Muller, Jó Boy, Ângelo, Magno e Carlinhos (B), Matheus Ferraz (S).