Sport

SPORT

Com futebol seguro, Sport vence Fortaleza e lidera seu grupo na Copa do Nordeste

Com gols de Rithely e Túlio de Melo, ambos de cabeça, Leão se mantém 100% no Nordestão e agora vai motivado para clássico contra Santa Cruz pelo Estadual

postado em 17/02/2016 23:30 / atualizado em 18/02/2016 00:44

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP
O Sport entrou em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Fortaleza pela segunda rodada da Copa do Nordeste com duas missões. A primeira era dar mais um passo rumo a classificação às quartas de final da competição. A segunda, melhorar a imagem perante a sua torcida, arranhada na derrota para o América, pelo Estadual, no último compromisso do time na Ilha do Retiro. Com a vitória por 2 a 0 e apresentação segura, o Leão conseguiu os dois objetivos. Com duas vitórias em dois jogos, os rubro-negros passam a liderar isoladamente o Grupo D do Regional e agora volta as atenções para o Pernambucano,no qual, motivado, recebe o clássico contra o Santa Cruz, no próximo domingo.

Para a partida, o técnico Paulo Roberto Falcão contou com o retorno do meia-atacante Reinaldo Lenis, ausente na estreia contra o Botafogo-PB com dores na coxa. Com isso, o Sport ganhou uma válvula de escape ofensiva, explorando a velocidade pelos lados do campo. Com o colombiano, os pernambucanos fizeram um bom primeiro tempo. O melhor até agora na temporada. Apesar das poucas chances criadas.

E o principal motivo para, apesar de dominar a etapa, o Sport criar tão pouco é bem conhecido. A falta de um meia armador para distribuir melhor a bola afim de furar o bloqueio cearense, com uma linha de cinco defensores. Muitas vezes, com todos dentro da área.

Talvez por isso, o novo contratado, Gabriel Xavier, que veio para preencher essa lacuna, tenha sido tão aplaudido na sua apresentação à torcida, antes da partida. A expectativa é que novo reforço faça a sua estreia no clássico de domingo, contra o Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/02/17/1480/20160217234707926861e.jpg', 'id_content': 3249945L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/02/17/galeria_sport,1480/fotos-sport-e-fortaleza-fazem-duelo-de-leoes-na-ilha-pela-copa-do-ne.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport x Fortaleza', 'id_pk': 1480L, 'id_conteudo': 3249945L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport e Fortaleza fazem duelo de Le\xf5es na Ilha pela Copa do NE', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Sport recebe o Fortaleza por lideran\xe7a do Grupo D e para melhorar imagem diante da torcida ', 'schema': 'foto_12711703576'}

Até lá, os leoninos voltaram a se virar com a única alternativa ofensiva apresentada na temporada. A jogada aérea, com bolas alçadas dentro da área. A diferença desta vez foi a melhora no aproveitamento. Em duas jogadas assim, dois gols. Ambos de cabeça. O primeiro, aos 38 minutos, com Rithely, aproveitando levantamento de Renê pela esquerda. O segundo, já aos 45, com o especialista Túlio de Melo, após bela assistência de Everton Felipe, pela esquerda. Foi o quinto gol do Sport na temporada. Todos em jogadas de bolas aéreas.

Segundo tempo
Satisfeito com o desempenho da sua equipe, Falcão não mexeu na sua equipe. Já o técnico Flávio Araújo, do Fortaleza, sim. Com a entrada do meia Elias, na vaga do volante Dudu Cearense. E logo aos dois minutos, em um descuido da defesa leonina, por muito pouco a alteração não surtiu resultado, com Elias desperdiçando a melhor oportunidade do Leão do Pici. Livre e de frente para a meta de Danilo Fernandes, dentro da área, isolou.

Com uma postura mais ofensiva, o Fortaleza igualou a partidas nos minutos iniciais da etapa. chegando a pressionar os donos da casa, Por outro lado, passaram a ceder mais espaços para os contra-ataques. Sentindo seu time perder força ofensiva, e também como forma de precaução, Falcão sacou Lenis e promoveu a estreia do atacante Johnathan Goiano. Mesmo sem ser brilhante, o jogador deu novo fôlego a saída de bola do Sport, que com isso voltou a igualar as ações.

O Fortaleza ainda colocaria duas bolas no travessão de Danilo Fernandes. A primeira com Pio e a segunda com Anselmo. Insuficientes, porém, para mudar o resultado da partida.

Ficha do jogo

Sport 2
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Serginho, Luiz Antônio e Éverton Felipe (Neto Moura); Lenis (Johnathan Goiano) e Túlio de Melo (Fábio). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Fortaleza 0

Erivelton; Moacir, Leonardo Luiz, Lima e e Jean Mota; Corrêa, Dudu Cearense (Elias), Juliano (Pio) e Everton (Núbio); Eduardo e Anselmo. Técnico: Flávio Araújo.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Leonardo Saraiva Dantas (RN). Assistentes: Rondinelle dos Santos e Esdras Mariano (ambos de AL). Gols: Rithely (38 min do 1º) e Túlio de Melo (45 min do 1º). Cartão amarelo: Lima, Pio, Elias(F), Danilo Fernandes, Samuel Xavier, Túlio de Melo (S). Público: 7.333. Renda: R$ 127.755.