Sport

Pernambucano

Em noite de vingança, Sport exorciza fantasma América com goleada e assume liderança

Com os 4 a 0, rubro-negro se garantiu, também, na semifinal do PE2016

postado em 19/03/2016 20:24 / atualizado em 19/03/2016 20:33

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Paulo Paiva /DP

O América estava engasgado na garganta dos rubro-negros. A surpreendente derrota para os lá na segunda rodada do Campeonato Pernambuco, em plena Ilha do Retiro, até hoje não havia sido digerida bem. Revés que atormentava a mente do treinador Paulo Roberto Falcão e era lamentado por uma das referências do elenco leonino, Rithely. Fantasma que foi exorcizado na noite deste sábado. O Sport devolveu sem dó nem piedade o sofrimento imposto por tão amarga derrota. O Leão não tomou conhecimento do América, aplicando uma goleada de 4 a 0. Com o resultado, o rubro-negro assume a liderança momentânea do Estadual e se junta a Náutico e Salgueiro na semifinal. Já o Periquito, que podia ter assumido a quarta posição do hexagonal mesmo que temporariamente, deixa de depender apenas de si para seguir para a fase decisiva da competição.

Não demorou dois minutos para que a equipe rubro-negra começasse a desentalar o América da garganta. Com um minuto e meio de jogo, após cobrança de falta de Luiz Antônio, Durval, de cabeça, fez o que no jogo do primeiro turno parecia impossível: bateu o goleiro Delone. Em vantagem no placar desde cedo, o Sport foi controlando o jogo com serenidade. Diante de um frágil América, incapaz de fazer frente ao Leão, os rubro-negros dominavam a posse de bola e colocavam os alviverdes na roda.

A tranquilidade era tanta, que a partida ganhou ritmo de jogo-treino. O Sport dominava o confronto, porém jogava a passos lentos, sem velocidade, penetrações ou triangulações. Enquanto o América só arriscava em chutes esporádicos de fora da área. Cenário que só se alterou nos 10 minutos finais, quando o Leão passou a pressionar com maior agressividade e Luiz Antônio, Henríquez e Lenis, em três oportunidades distintas, estiveram perto de ampliar. Mas o jogo foi para o intervalo com o gol solitário de Durval no marcador.

A goleada veio
O América voltou para a etapa complementar disposto a discutir o resultado com o Sport. Porém, na tentativa de chegar ao empate, a equipe americana se expôs defensivamente. E foi em uma das brechas deixadas em seu setor defensivo, que Samuel Xavier conseguiu penetrar pela lateral e cruzar para Túlio de Melo, finalmente, ter sua vingança sobre Delone e ampliar para 2 a 0.

A partir daí, o Sport conseguiu, finalmente, construir sua tão desejada vingança. Aos 22 minutos, Delone - herói do confronto no primeiro turno - falhou feio em saída do gol e Henríquez aproveitou a chance para deixar o seu. Tudo estava tão fácil que, três minutos depois, foi a vez de Serginho transformar a vitória em goleada, após rebote de Delone. Os rubro-negros ainda foram em busca do quinto gol, mas o confronto terminou mesmo com o 4 a 0 para o Sport.

Ficha do Jogo

América
Delone; Da Silva, Danilo Cirqueira, Carioca e João Victor (Thiago Laranjeira); Danyel, Kletinho, Ewerton Bala e Alex Gaibu; Nunes (Márcio) e Cajá. Técnico: Charles Muniz.

Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Henríquez, Durval e Renê; Rithely, Serginho, Luiz Antônio, Lenis (Everton Felipe) e Gabriel Xavier (Maicon); Túlio de Melo (Vinícius Araújo). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Local: Estádio do Arruda (Recife-PE). Árbitro: Deborah Cecília. Assistentes: Albert Júnior e Marcelino Casto. Gols: Durval (aos 2 min 1º T), Túlio de Melo (aos 8 min 2º T), Henríquez (aos 22 min 2º T), Serginho (aos 25 min 2º T) (S). Cartões amarelos: Nunes e Carioca (A); Rithely (S). Público: x. Renda: R$ x.