Sport

SPORT

Sport joga mal, mas com gols de laterais vence Botafogo-PB e está nas quartas do Nordestão

Renê, Samuel Xavier e Vinícius Araújo fizeram os gols do time rubro-negro, que terminam primeira fase como líder do Grupo D

postado em 23/03/2016 23:47 / atualizado em 24/03/2016 01:36

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP
Na noite em que apresentou oficialmente à torcida o meia Diego Souza, o Sport garantiu a participação nas quartas de final da Copa do Nordeste. Mesmo sem apresentar um bom futebol e com direito a um pouco de sofrimento, o Leão bateu o Botafogo-PB por 3 a 1, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, e se garantiu como líder do Grupo D, com 11 pontos.

Agora, os rubro-negros esperam o adversário do mata-mata no sorteio que acontece na tarde desta quinta-feira, na CBF. O Sport está no pote 1 e tem 50% de chance de ter um pernambucano na próxima fase. No pote 2 estão Salgueiro, Santa Cruz, CRB e Fortaleza. E pelo futebol apresentado, o camisa 87 será essencial para uma melhora do Leão.

Pela terceira vez consecutiva, o técnico Falcão repetiu a mesma formação do Sport, utilizando o esquema com três volantes e Túlio de Melo centralizado no ataque, com Gabriel Xavier e Lenis abertos pelas pontas. A escalação mais repetida pelo treinador nas 14 partidas da temporada até aqui. No entanto, o entrosamento da equipe não se refletiu no primeiro tempo.

Errando muitos passes e pobre na criação, o time pernambucano parecia estar disputando a primeira partida oficial do ano. Menos mal que do outro lado, o Botafogo-PB, praticamente sem chances na competição, não ameaçava, apresentado uma pobreza digna da lanterna do grupo. Nesse cenário, a etapa inicial foi de dar sono. A exceção de cinco minutos.

As chances do primeiro tempo se resumiram dos 33 aos 38 minutos. Nesse período, Renê abriu o placar para os rubro-negros em um chute cruzado, o Botafogo-PB respondeu com uma bola na trave, aos 36, o Sport deu o troco também com uma bola na trave chutada por Luiz Antônio, aos 37, e Carlinhos empatou para os paraibanos no minuto seguinte, após Durval ficar parado e perder para Muller Fernandes na origem da jogada.

Para piorar o cenário, pouco após os dois times descerem para os vestiários (sob algumas vaias), o Fortaleza abria o placar contra o River em Teresina e assumia a liderança do grupo. O que significava que o Sport foi para o intervalo eliminado do Nordestão.

Segundo tempo
No retorno para o segundo tempo, Falcão não fez nenhuma modificação. E foi o Botafogo-PB que começou melhor. Aproveitando a afobação do Sport e explorando os espaços na defesa pernambucana, o Belo chegou a ameaçar a meta de Danilo Fernandes nos primeiros minutos. Apesar de precisar do resultado, o Leão seguia sem se achar em campo. E a cada minuto, mais nervoso em campo.

Aos 15 minutos, Falcão partiu para a ousadia, ao sacar o volante Serginho para por em campo o atacante Vinícius Araújo. Se ganhava força ofensiva para pressionar, o Sport também dava ainda mais campo para o Botafogo contra-atacar. A primeira opção acabou prevalecendo.

Aos 21 minutos, Vinícius Araújo aproveitou rebote do goleiro Michel Alves, após Luiz Antônio cobrar com força uma das muitas falta cometidas pelo Botafogo-PB. O gol do desafogo na Ilha do Retiro. Mais tranquilo em campo, o Leão sacramentou a classificação dez minutos depois com um golaço de Samuel Xavier, com direito a drible da vaca no marcador.

Ficha do jogo

Sport

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Henriquez, Durval e Renê; Rithely, Serginho (Vinícius Araújo), Luiz Antônio, Gabriel Xavier (Neto Moura) e Lenis; Túlio de Melo (Fábio). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Botafogo-PB

Michel Alves; ngelo, Plínio, Magno Alves e Marcelo Xavier; Djavan (Marcinho), Carlinhos, Val (Janeldo) e Gedeil; Muller Fernandes e Jeferson Recife (Jó Boy). Técnico: Itamar Schuller.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE). Assistentes: Aílton Farias da Silva e Wendel Augusto Lino (ambos de SE). Gols: Renê (33 min do 1º) e Carlinhos (38 min do 1º) e Vinícius Araújo (21 min do 2º). Cartões amarelos:Vinícius Araújo, Durval, Rithely (S), Val, Magno Alves e Gedeil (B) Público: 5.841
Renda: 120.739, 08
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/03/24/1516/20160324012704934784e.jpg', 'id_content': 3260835L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/03/24/galeria_sport,1516/fotos-sport-3-x-1-botafogo-pb.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport 3 x 1 Botafogo-PB', 'id_pk': 1516L, 'id_conteudo': 3260835L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport 3 x 1 Botafogo-PB', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Time leonino joga mal, mas com gols de laterais vence e est\xe1 nas quartas do Nordest\xe3o', 'schema': 'foto_12711703576'}