Sport

SPORT

Martorelli rechaça "erro de planejamento" e diz que está perto de acertar com lateral esquerdo

Presidente atribuiu as críticas recebidas às falhas no Estadual e na Copa do Nordeste e afirmou que o problema foi que as peças contratadas não renderam o esperado

postado em 22/06/2016 10:40 / atualizado em 22/06/2016 11:54

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP
O baixo rendimento do time desde o início do ano e de algumas peças do elenco. A demora para trazer outros reforços. A dúvida sobre a qualidade técnica das contratações diante do investimento despendido. Esses são alguns dos fatores que colocaram o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, no centro de um bombardeio de críticas nos últimos meses. Aspectos que suscitam falhas no planejamento do clube para a temporada. Não na ótica do presidente.

Descartando um "erro de planejamento", Martorelli destacou que a "má performance dos jogadores contratados" é a principal explicação para a situação do Sport. “Eu acho muito engraçado quando as pessoas falam erro de planejamento. Erro de planejamento é o erro da escolha do jogador, né? Planejamento é uma coisa. O planejamento estratégico do Sport era montar um time competitivo desde o começo do ano para que a gente pudesse ganhar, se possível, o Estadual e a Copa do Nordeste, além de reforçar o time para a Série A e para a Copa Sul-Americana. Não alcançamos duas metas. Não houve erro de planejamento. Houve má performance dos jogadores contratados. Se for por essa ótica, o planejamento só teria dado certo se trouxesse o Marcelo do Real Madrid. Mas não temos 'bala' para isso”, comentou.

Martorelli fez questão de frisar que o "planejamento" é algo além que vai da contratação de atletas. “Sabe o que é planejamento no Sport? É o que está acontecendo com a base. O Sport está investindo na base. Se não tivesse acontecendo isso, eu diria que estava ocorrendo um erro no Sport. Não podemos achar que trazer jogador tal ou tal é o erro”, enfatizou.

O "case" dos problemas
Paulo Paiva/ DP

A situação da lateral esquerda do Sport resume bem a situação do Sport. Titular inquestionável das últimas duas temporadas, Renê não vem jogando bem. O clube, por sua vez, não conseguiu trazer um reforço que pudesse resolver o problema e até mesmo fazer uma "sombra" para Renê, o que poderia motivá-lo. Questão crítica exposta ainda mais para o jogo contra o São Paulo. Com Renê suspenso, o técnico Oswaldo de Oliveira vai improvisar. O escalado no setor será o meia costarriquenho Rodney Wallace.

Martorelli aproveitou o questionamento da ausência de contratações na lateral para reafirmar a sua tese do baixo rendimento dos atletas contratados. Mais especificamente, Christianno, indicado por Falcão, algo destacado pelo presidente rubro-negro.

“Ouvi muito: 'Como o Sport traz um jogador que era quarto reserva do Vasco?'. O Sport analisou e trouxe o jogador, mas o desempenho do atleta não foi como esperado. Algo que ocorre com vários jogadores bons em outras equipes. No ano passado a gente trouxe André, que estava encostado no Atlético-MG, e funcionou. A diretoria errou, simplesmente, ao não alcançar a meta no Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste. Futebol é medido por resultado. Se o Christianno tivesse ido bem, não estaríamos falando nisso. Estamos falando nisso porque não ganhamos o Pernambucano, a Copa do Nordeste e estamos em 18º lugar da Série A. (Christianno) Foi uma indicação do técnico e não performou”, disse.

Para finalizar, o presidente afirmou que é complicado contratar um jogador para a lateral. “É uma posição que era a joia da coroa. Todos os times queriam Renê. O lateral esquerdo é assim como o número 9. Você conseguir identificar e contratar é complicado. Estamos perto de acertar com essa peça”, analisou.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/06/16/1628/20160616205217409118u.jpg', 'id_content': 3287020L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/06/16/galeria_sport,1628/sport-acumula-decepcoes-na-busca-por-reforcos-em-2016.shtml', 'titulo_destaque': 'Sport acumula decep\xe7\xf5es na busca por refor\xe7os em 2016', 'id_pk': 1628L, 'id_conteudo': 3287020L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Sport acumula decep\xe7\xf5es na busca por refor\xe7os em 2016', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Para a S\xe9rie A, diretoria acertou at\xe9 o momento com goleiro Agenor e atacante Edmilson e n\xe3o trazia novo atleta h\xe1 quase um m\xeas', 'schema': 'foto_12711703576'}