Sport

SPORT

Defesa rubro-negra segura o São Paulo e Sport arranca empate histórico no Morumbi

Leoninos conseguiram primeiro ponto atuando na capital paulista, contra o tricolor, mas seguem na zona de rebaixamento do Brasileiro

postado em 23/06/2016 22:51 / atualizado em 23/06/2016 23:38

João de Andrade Neto /Superesportes

Rubens Chiri / saopaulofc.net/Divulgação
Foram precisos 18 jogos de espera. Mas enfim, na noite do dia 23 de junho de 2016, após 17 derrotas consecutivas, o Sport conseguiu pontuar contra o São Paulo, atuando na capital paulista. Com uma grande atuação do sistema defensivo, os rubro-negros conseguiram segurar o 0 a 0 no Morumbi. A última vez que uma equipe pernambucana havia, ao menos, empatado contra o São Paulo, fora de casa, havia sido há 34 anos, quando o Náutico ficou no 1 a 1 com o tricolor. O resultado histórico manteve o Leão na 18ª posição, ainda na zona do rebaixamento. Mas enche o time de moral para deixar as últimas posições no próximo domingo, contra a Chapecoense, na Ilha do Retiro.

Para a partida, o técnico Oswaldo de Oliveira optou pelo entrosamento da defesa. Assim, como já teria que improvisar o atacante Rodney Wallace na lateral esquerda, no lugar do suspenso Renê, o treinador rubro-negro decidiu manter Matheus Ferraz formando dupla de zaga com Durval, deixando assim o recém-contratado Ronaldo Alves como opção no banco de reservas. E no primeiro tempo, a escolha do treinador rubro-negro se mostrou acertada.

Isso porque o Sport praticamente não levou sustos na primeira metade da partida. Com um time bem postado em campo, e marcando muito, os leoninos não deram espaço para os são paulinos, que mesmo com maior posse de bola, se resumiram basicamente a levantar bolas na área, principalmente usando o lado esquerdo, com Michel Bastos. O único lance de perigo contra a meta de Magrão veio no único vacilo da defesa rubro-negra, com Ganso, na entrada da pequena área, chutando por cima aos 14 minutos.

No mais, o Leão fez uma partida inteligente e foi melhor na etapa. Sabendo que o São Paulo teria que ir para cima, os leoninos atuaram a espera de falhas na cobertura defensiva dos donos da casa. E quando elas apareceram, coube a Diego Souza criar as oportunidades. Foram pelo menos três boas descidas em contra-ataque, além de uma falta cobrada da entrada da área. Faltou ao camisa 87 apenas uma melhor pontaria na hora de finalizar.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma formação. E com isso, o cenário não mudou. Com o Leão fechando os espaços para o pouco criativo São Paulo, procurando explorar os espaços deixados para a defesa. Dessa vez, porém, sem conseguir ir a frente. No entanto, defensivamente seguia com uma boa atuação. Tanto que só aos 16 minutos, o tricolor obrigou Magrão a aparecer, em boa defesa após chute de Michel Bastos. 

Em dificuldade para achar brechas na defesa pernambucano, o técnico são paulino Edgardo Bauza mudou o ataque, com as entradas de Centurión e Alan Kardec nas vagas de Kelvin (lesionado) e Ytalo. Já a primeira mudança do Sport veio aos 25 minutos e de forma forçada, com Serginho deixando o campo com uma lesão muscular, para a entrada de Rodrigo Mancha. Apesar das mudanças, o desenho da partida seguia inalterado, com o São Paulo sem espaço se limitando a alçar bolas na área, facilitando o trabalho da defesa leonina. Assim foi até o apito final. Estratégia que rendeu ao Sport um resultado histórico.


Ficha do jogo

São Paulo 0
Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Matheus Reis; João Schmidt (Luiz Araújo), Thiago Mendes, Kelvin (Centurión), Ganso e Michel Bastos; Ytalo (Alan Kardec). Técnico: Edgardo Bauza

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Serginho (Rodrigo Mancha), Gabriel Xavier, Diego Souza e Éverton Felipe (Luiz Antônio); Edmilson (Lenis). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo. Árbitro: Rafael Traci (PR). Assistentes: Rafael Trombeta e Pedro Martinelli Christino (ambos do PR). Cartão amarelo: Edmilson, Samuel Xavier (S) . Público: 11.145. Renda: R$ 321.698