Sport

SPORT

Tecnicamente inferior, Sport não resiste à força do líder Palmeiras e é derrotado na Ilha

Abismo entre as duas equipes fez a diferença para a manutenção do Leão na zona de rebaixamento, mesmo contando com público superior a 26 mil pessoas dentro de casa

postado em 04/07/2016 21:55 / atualizado em 04/07/2016 22:33

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernande/DP
Ao fim do jogo entre Sport e Palmeiras, em uma Ilha do Retiro cheia, ficou clara a diferença entre os dois times. Enquanto quis propor o jogo, o time alviverde foi efetivo. Com um ataque jovem e muito veloz, conseguiu definir a partida em 3 a 1 para seguir isolado na liderança da Série A, com 28 pontos somados. Já a equipe rubro-negra voltou a cometer erros individuais que confirmam a condição de 18º colocado, com 12 pontos. Com falhas de Agenor e Rithely e ainda a falta de um centroavante mais decisivo, o Leão da Ilha sofreu mais uma derrota na Série A, na estreia dos jogos às segundas-feiras, e não consegue se desprender da zona de rebaixamento.

Os primeiros 15 minutos de jogo já foram um exemplo do que tem sido o Palmeiras nesta Série A. Bem postada, a equipe alviverde adiantou as linhas e passou a segurar o Sport no seu campo de defesa. Em alguns momentos, sem a bola, a formação era em um 4-2-4. Quando teve o jogo, o time de Cuca apostou na mobilidade do seu ataque formado por uma trio jovem e veloz: Róger Guedes, Gabriel Jesus e Erik.

Foi justamente na capacidade de rápida mobilidade que o Palmeiras conseguiu se lançar na frente do placar. Aos 10 minutos, Gabriel Jesus tocou para Erik chutar fraco e contar com a ajuda de Agenor para abrir o marcador. Depois do gol sofrido, foi que o Sport passou a se lançar mais ao campo ofensivo. Criou duas chances com chutes de longa distância com Rogério, estreante como titular, e Diego Souza, em uma falta de fora da área.

Foi assim até o fim da primeira etapa. O Sport teve posse de bola e volume de jogo ofensivo. Principalmente, apostou no espaço deixado nas costas do lateral esquerdo Zé Roberto. Foi por lá que Rogério caiu com frequência, mas não conseguiu, de fato, fazer o Rubro-negro empatar o duelo. Aliás, o Leão voltou a sentir a falta de um centroavante mais efetivo do que Edmílson e pecou muito no último passe além da finalização. Do outro lado, o Palmeiras tentou segurar a pressão e apostou na saída rápida para o ataque.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/07/04/1643/20160704214351186331e.jpg', 'id_content': 3292347L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/07/04/galeria_sport,1643/fotos-sport-1-x-3-palmeiras.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport x Palmeiras', 'id_pk': 1643L, 'id_conteudo': 3292347L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport 1 x 3 Palmeiras', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Em noite de Ilha do Retiro com mais de 26 mil pessoas, o Le\xe3o recebeu o l\xedder da S\xe9rie A e n\xe3o resistiu \xe0 for\xe7a do Palmeiras ', 'schema': 'foto_12711703576'}

Segundo tempo

O cenário do confronto pouco mudou no início da etapa final. Com o resultado em mãos, o Palmeiras se fechou. Ao Sport, coube pressionar. Aos 9, Rogério voltou a ter outra chance, mas a finalização falhou novamente. Pouco depois, aos 13, a insistência foi premiada. Rogério foi derrubado na área, mas o juiz deu sequência e Gabriel Xavier empatou o confronto.

Depois do gol leonino, a partida cresceu em ritmo. Muito mais do lado alviverde, contudo. O Palmeiras se lançou ao ataque e voltou a fazer a pressão do início do confronto. Foi premiado. Após duas chances perdidas e uma falha crucial de Rithely na saída do jogo, Gabriel de Jesus recebeu o passe e chutou na saída de Agenor para fazer o segundo. Rapidamente, o Porco voltou a criar outra oportunidade que culminou com um pênalti em cima de Gabriel Jesus feito por Agenor. Na cobrança, aos 26, Cleiton Xavier definiu a partida.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE A DO BRASILEIRO

Ficha do jogo

Sport 1

Agenor, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Serginho (Rodrigo Mancha), Rogério (Mark González), Diego Souza e Gabriel Xavier; Edmílson (Clayton). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Palmeiras 3

Fernando Prass; Jean (Cleiton Xavier), Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê (Thiago Martins) e Moisés (Matheus Sales); Róger Guedes, Gabriel Jesus e Erik. Técnico: Cuca

Estádio:
Ilha do Retiro. Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS). Assistentes: Alexandre Pruinelli e Elio Nepomuceno Junior (ambos do RS). Gols: Erik (10min do 1T), Gabriel Xavier (13min do 2T), Gabriel Jesus (20min do 2T), Cleiton Xavier (26min do 2T). Cartões amarelos: Matheus Ferraz, Samuel Xavier, Agenor, Rodney Wallace (S); Erik, Mina, Gabriel Jesus, Thiago Santos, Róger Guedes (P). Público: 26.719. Renda: R$ 491.860,00.