Sport

SPORT

Sport supera erros e vence Grêmio por 4 a 2, na Ilha, em noite de recuperação de Serginho

Volante foi o personagem principal da vitória do Leão sobre o Tricolor Gaúcho

postado em 17/07/2016 20:23 / atualizado em 17/07/2016 22:07

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Rafael Martins/ DP
Durante a semana, Oswaldo de Oliveira fez um pedido especial na sua entrevista coletiva. Pediu paciência aos torcedores rubro-negros com o atleta mais criticado do atual elenco. Pediu que Serginho tivesse um pouco de paz e que as vaias fossem evitadas. Algo que não foi atendido no início da partida contra o Grêmio neste domingo na Ilha do Retiro. Talvez uma peça do acaso, que decidiu fazer de Serginho o personagem principal da vitória do Sport por 4 a 2 contra um dos times que briga pelo título brasileiro.

O camisa 8 fez tudo. Gol, cometeu falta, tabela inesperada e até falhou no gol dos gaúchos. Mesmo com sua partida sendo uma montanha-russa, é inegável que ele se esforçou e conseguiu ajudar o Leão. 

 

O jogo
A noite deu sinais que seria longa para o Sport. Com menos de dois minutos de partida, Ronaldo Alves saiu da sua posição para tentar roubar a bola e deixou um buraco que o Grêmio soube aproveitar. Giuliano se livrou do camisa 3 e passou para Luan, que livre carimbou a trave de Magrão. A sequência de erros continuou com Serginho, que não conseguiu dominar uma bola e errou um passe. Isso em dois lances consecutivos. O bastante para que a torcida leonina começasse a pegar no seu pé.

A cada lance em que o camisa 8 tocava na bola, as vaias ecoavam na Ilha do Retiro. Mas o destino lhe seria favorável mais tarde. Após os erros iniciais, o Leão se impôs e acalmou o jogo. Diego Souza tentava comandar o meio de campo, mas o penúltimo passe sempre saia errado e matava as jogadas do Rubro-Negro.

Com o jogo equilibrado e com o Sport sendo o condutor da partida, o destino decidiu pregar uma das suas peças. Aos 21 minutos, em lance que Ronaldo Alves saiu para pressionar a armação do Grêmio no meio de campo, o Sport ganhou a bola com Serginho e em toques rápidos, ela chegou no ataque. Porém, não era Diego Souza ou Rithely que recebeu a bola na entrada da área. Era o camisa 8. Aquele mesmo tão vaiado. Sem querer, ele fez uma tabela com Edmilson, invadiu a área do Grêmio e com a calma de um camisa 9, fuzilou o canto esquerdo de Marcelo Grohe e fez a Ilha do Retiro explodir. Nada de pedido de silêncio ou demonstração de rancor com a torcida. Serginho apenas comemorou e foi abraçado por todos os jogadores.

O gol quebrou o gelo na Ilha do Retiro. O torcedor que estava desconfiado da possibilidade do Sport vencer um dos times que está no G4 ficou confiante e começou a empurrar o time. Aos 27 minutos, em grande jogada, Renê entrou na área e rolou a bola para Rogério que estava a poucos metros da marca do pênalti. Havia espaço e tempo para dominar e finalizar, mas o camisa 90 preferiu chutar de primeira e jogou para longe.

O Grêmio teve que sair para o jogo. Tinha que buscar o empate a todo custo e começou a investir no lado direito. Pressionando Renê, as jogadas do Tricolor Gaúcho começaram a dar certo e pelo menos em três vezes o gol de Magrão esteve ameaçado. Mais uma vez, o Sport soube se acalmar e colocar a bola no chão. Quando conseguiu chegar no ataque novamente, ganhou um escanteio. Sem pressa, Everton Felipe bebeu um copo d’água com toda a calma do mundo antes de cobrá-lo. Não havia motivo para pressa. No caminho ele observou o posicionamento dos atletas e parecia procurar alguém. Na cobrança, aos 38 minutos, achou. Encontrou a cabeça de Diego Souza e o camisa 87 marcou o segundo do Leão. O bastante para esfriar o ânimo dos gaúchos que pouco perigo ofereceram até o fim da primeira etapa.

Segundo tempo
Sem mudanças, dos dois lados, o Sport cometeu o mesmo erro do início do primeiro tempo. E mais uma vez, o destino apareceu e com Serginho envolvido no lance. O problema é que desta vez o Grêmio não desperdiçou. Após cobrança de escanteio, com apenas um minutos de jogo, a bola resvalou no volante e sobrou para Pedro Geromel, livre dentro da área, descontar para os gaúchos.

Os gritos de “Sport, Sport” logo apareceram para não deixar o time sentir o gol e o Leão n;ao deu sinais de abatimento após o vacilo. Tanto, que aos cinco minutos, Everton Felipe recebeu grande lançamento, ficou frente a frente com Marcelo Grohe, mas se enrolou na hora de finalizar. A bola ainda sobrou para Rogério, mas o chute saiu prensado pela defesa do Grêmio e o terceiro gol leonino foi evitado.

A partida começou a ficar mais dura e até monótona. A criação ofensiva dos dois times ficava presa na marcação e mais uma vez a bola alçada na área foi decisiva e com nova falta de atenção do Sport. Aos 17 minutos, Pedro Geromel aproveitou outra bola mal cortada, desta vez por Ronaldo Alves, na área e empatou a partida.

Este gol o Sport sentiu. Os jogadores pareciam perdidos no recomeço da partida, mas se recuperaram com uma rapidez inesperada. Cinco minutos após ter sofrido o gol de empate, o Sport conseguiu um escanteio. Everton Felipe cobrou com precisão, Rithely desviou e Edmilson desempatou o jogo.

A partir daí, só deu Leão. Aos 27 minutos, cinco minutos após o desempate, Everton Felipe terminou de coroar a sua boa atuação. Após grande jogada em que entrou na área em diagonal e alta velocidade, o meia foi derrubado por Marcelo Oliveira. Pênalti. Diego Souza assumiu a responsabilidade. Correu, parou e colocou no canto direito de Grohe.

Com 4 a 2 no marcador, o Leão se fechou e só saiu para o ataque quando necessário. Em duas ocasiões, quase o placar foi ampliado, mas o jogo não teve mais sustos. O resultado não foi o suficiente para que o Leão saísse da zona de rebaixamento, algo que já era conhecido antes da rodada ser iniciada, mas foi o suficiente para dar um pouco de calma ao time e a torcida que seguem na encruzilhada de brigar contra o descenso. Agora, o Leão terá uma semana para se preparar para enfrentar o Cruzeiro, clube que está logo abaixo do Sport na tabela de classificação.

FICHA DO JOGO

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves (Oswaldo, aos 38’ do 2T) e Renê; Rithely, Serginho e Diego Souza; Everton Felipe; Rogério (Rodrigo Mancha, aos 24’ do 2ºT) e Edmílson (Mansur, aos 35’ do 2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Grêmio
Grohe; Edílson, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Jaílson (Pedro Rocha, aos 28’ do 2ºT), Maicon, Giuliano (Ramiro, aos 28’ do 2ºT) e Douglas; Ewérton e Luan (Henrique, aos 34’ do 2ºT). Técnico: Roger Machado.

Estádio:
Ilha do Retiro
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF).
Assistentes: Fabiano da Silva Ramies (ES) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF).
Gols: Serginho (aos 21’ do 1ºT), Diego Souza (aos 38’ do 1ºT e 29’ do 2ºT) e Edmilson (aos, 22’ do 2ºT) (SPO); Pedro Geromel (aos 1’ e 17’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Jailson, Ramiro e Marcelo Oliveira (GRE)
Público: 10.891
Renda: R$153.730