Sport

SPORT

Com segundo tempo desastroso, Sport perde para o Corinthians e se aproxima de novo do Z4

Com derrota por 3 a 0, Leão soma os mesmos 27 pontos do Figueirense, time que abre a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro

postado em 08/09/2016 21:25 / atualizado em 08/09/2016 22:59

João de Andrade Neto /Superesportes

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO
Com atuações completamente distintas nos dois tempos, sendo superior no primeiro e completamente dominado no segundo, o Sport chegou ao quinto jogo seguido sem vitórias (computando-se também a Sul-Americana), ao perder para o Corinthians por 3 a 0, nesta quinta-feira, em São Paulo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Resultado que volta a ligar a luz de alerta entre os rubro-negros. O Leão soma os mesmos 27 pontos do Figueirense, time que abre a zona de rebaixamento, levando vantagem por ter uma vitória a mais. No próximo domingo, na Ilha do Retiro, um novo reencontro contra o Santa Cruz. No oitavo e último Clássico das Multidões do ano que marcou o centenário do confronto.

Para a partida contra o Corinthians, o técnico Oswaldo de Oliveira mandou a campo a equipe definida desde a última segunda-feira, com cinco alterações com relação ao time que perdeu a classificação na Sul-Americana para o Santa Cruz. Entre as principais novidades, as presenças do volante Neto Moura, que não atuava há quatro meses, e do atacante colombiano Ruiz, que ganhou sua primeira oportunidade como titular. 

Porém, a principal mudança foi de postura. Com uma marcação implacável, tanto na saída de bola adversária, quanto no seu campo de defesa, os rubro-negros praticamente não deixaram o Corinthians jogar no primeiro tempo e foram melhores em toda a etapa. Tanto que o primeiro chute paulista só veio aos 20 minutos, enquanto a única chance real, apenas aos 45, com Giovanni Augusto, concluindo por cima. 

Com os espaços fechados ao Corinthians, faltou ao Sport, no entanto, um maior poder de definição quando tinha a posse de bola. A rigor, o Leão teve apenas uma chance de marcar e fazer justiça no marcador. Na oportunidade mais clara da etapa inicial, Diego Souza, sozinho, cabeceou em cima do goleiro Cássio, após boa jogada individual de Samuel Xavier.
 Williams Aguiar/Sport Club do Recife/Divulgação

E a falta de uma maior qualidade ofensiva se deu basicamente pelas atuações apagadas de Éverton Felipe e Gabriel Xavier pelos lados de campo, facilmente desmarcados e com erros de passes em demasia. O que sobrecarregou Diego Souza na função de pensar o jogo rubro-negro e obrigou Ruiz a se distanciar da área para receber a bola.

Queda
Para o segundo tempo, o técnico corintiano Cristovão Borges resolveu reforçar o setor ofensivo sacando o volante Cristian e promovendo a estreia do atacante Gustavo. Pelo lado do Sport, Oswaldo de Oliveira, satisfeito, voltou com o mesmo time. A mudança dos donos da casa foi o suficiente para desarrumar a então firme marcação pernambucana. Que de intransponível acabou sofrendo três gols em 16 minutos na etapa final

O primeiro logo aos dois minutos. Em falha de posicionamento leonino, o meia Rodriguinho, sem marcação dentro da área, cabeçou sem defesa para Magrão. Desnorteada e ainda procurando se reencontrar, a defesa do Sport voltaria a falhar aos oito minutos, em novo cruzamento pela direita, para o lateral Léo Príncipe se antecipar a marcação, e aos 16, em cobrança de escanteio, com Vílson ganhando de cabeça e ampliando para 3 a 0, sacramentando a vitória corintiana. E ligando mais uma vez o alerta do risco de rebaixamento no Sport. 

Ficha do jogo

Corinthians 3
Cássio; Léo Principe, Vílson, Yago e Uendel; Cristian (Gustavo), Camacho (Willans), Giovanni Augusto (Jean), Rodriguinho e Marlone; Lucca. Técnico: Cristovão Borges.

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier (Apodi), Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Neto Moura, Gabriel Xavier (Edmilson), Diego Souza e Éverton Felipe (Rogério); Ruiz. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Local: Arena Corinthians, em São Paulo. Árbitro: Michael Correia (RJ)
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Marcelo Aparecido de Souza (SP). Gols: Rodriguinho (2 min do 2º), Léo Principe (8 min do 2º) e Vilson (16 min do 2º). Cartões amarelos: Vílson, Yago (C), Durval, Gabriel Xavier (S)