Sport

SPORT

Com erros de Magrão e Durval, Sport perde para Atlético-MG e volta a se aproximar do Z4

Goleiro foi expulso no primeiro tempo, enquanto zagueiro falhou no lance do único gol da partida. Domingo, Leão encara o Coritiba, na Ilha do Retiro, às 16h

postado em 15/09/2016 21:27 / atualizado em 15/09/2016 21:58

João de Andrade Neto /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/DA Press
Sem contar com o volante Rithely, poupado, e o meia Diego Souza, suspenso, os rubro-negros sabiam da dificuldade que seria enfrentar o Atlético-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No entanto, mesmo sem dois dos seus principais jogadores nesta Série A, o Sport fez uma partida competitiva contra o Galo. Mesmo assim, retorna ao Recife com uma derrota por 1 a 0. Dessa vez, com erros cruciais dos seus atletas mais experientes, com Magrão sendo expulso após erro infantil no primeiro tempo, e Durval perder a dividida que gerou o gol atleticano marcado por Júnior Urso.

Com a derrota, o Leão vê a diferença para a zona de rebaixamento cair para dois pontos. Já o Galo, fica a três do Palmeiras, que lidera o Brasileiro. No próximo domingo, os rubro-negros fazem outro confronto direto contra a queda, contra o Coritiba, na Ilha do Retiro, às 16h.

O jogo
Para a partida, o técnico Oswaldo de Oliveira voltou a optar pela formação com dois volantes e quatro jogadores ofensivos, adotada na maior parte do campeonato e também no segundo tempo do clássico contra o Santa Cruz, quando o time conseguiu os cinco gols da vitória de virada por 5 a 3. E assim, mesmo com os desfalques de Rithely e Diego Souza, a equipe fez um bom primeiro tempo no Independência.

Tanto que o Atlético-MG, dono de um dos melhores ataque da Série A, mas que dessa vez não contou com Robinho, poupado, a rigor só teve uma boa oportunidade de marcar. E graças a um escorregão do zagueiro Matheus Ferraz. Magrão abafaria o chute de Lucas Pratto, aos 13 minutos. No mais, o Galo, apesar da maior posse de bola, não conseguiu entrar na defesa leonina. E com isso, cedeu os espaços necessários para o Sport aproveitar os contra-ataques. E esse foi o maior pecado do time pernambucano.

Muito porque o meia Éverton Felipe e o atacante Rogério, que seriam os principais responsáveis por puxar os contra-ataques em velocidade pelos lados, tiveram atuações discretas. Mesmo assim, dentro do planejado, o jogo estava sob controle. Até que veio o lance capital da primeira etapa, aos 39 minutos. 

Após chutão para o ataque, Magrão errou o tempo de reação e precisou tocar com a mão fora da área para evitar ser encoberto. Expulsão justa, em um erro infantil do experiente camisa 1. Com a expulsão, Éverton Felipe precisou ser sacrificado, dando lugar ao goleiro reserva, Agenor. Assim, Ruiz mudou seu posicionamento, abrindo mão de ser o atacante de referência e ocupando o espaço vago pelo prata da casa pelos lados, mantendo assim a parte da estrutura tática montada pelo técnico Oswaldo de Oliveira.
{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2016/09/15/8573/20160915195935714495a.JPG', 'id_content': 3324038L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/1,144/2016/09/15/galeria_atletico_mg,8573/imagens-do-jogo-entre-atletico-e-sport-no-independencia.shtml', 'titulo_destaque': 'Imagens do jogo entre Atl\xe9tico e Sport no Independ\xeancia', 'id_pk': 8573L, 'id_conteudo': 3324038L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Imagens do jogo entre Atl\xe9tico e Sport no Independ\xeancia', 'id_treeapp': 144, 'descricao_destaque': 'Partida foi v\xe1lida pela 25\xaa rodada do Campeonato Brasileiro', 'schema': 'foto_126510467054'}

Segundo tempo
Dessa forma, mesmo com um jogador a menos, o Sport seguia bem postado em campo e impondo dificuldades aos atleticanos. A pressão, no entanto, era inevitável. Aos 12 minutos, o técnico Marcelo Oliveira deu ainda mais força ofensiva ao seu time com a entrada do meia equatoriano Cazares, na vaga de Clayton. 

O gol mineiro sairia no minuto seguinte.  Após Otero ganhar a dividida com Durval, a bola sobrou para Júnior Urso, que bateu sem chance de defesa para Agenor. Com a vantagem no placar, o Atlético-MG continuava atuando no campo de defesa do Sport, mas agora com mais tranquilidade, trabalhando a bola e sem se expor aos contra-ataques. Assim, perdeu uma chance incrível de ampliar com Fred, sem marcação e de frente para o goleiro rubro-negro, acertar o travessão.

Nos minutos finais, mesmo com um jogador a menos, o Sport também criou chances e ficou perto do empate após cabeçada errada de Vinícius Araújo. Derrota na conta. Mas dessa vez, a impressão final é de que o Leão esteve perto de surpreender. 

Ficha do jogo

Atlético-MG 1
Victor; Marcos Rocha (Erazo), Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Otero (Carlos Eduardo) e Clayton (Cazares); Lucas Pratto e Fred. Técnico: Marcelo Oliveira

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Paulo Roberto, Neto Moura, Éverton Felipe (Agenor), Gabriel Xavier e Rogério (Apodi); Ruiz (Vinícius Araújo). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG). Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP). Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Herman Brumel Vani (SP). Gols: Júnior Urso (13 min do 2º). Cartões amarelos: Samuel Xavier (S). Expulsão: Magrão (S). Público: 11.389. Renda: R$ 382.580.