Sport

SPORT

Taça Ariano Suassuna: Atlético Nacional declina convite do Sport e Leão abre outras negociações

Leão negocia com outros clubes da América do Sul para a disputa do torneio

postado em 03/01/2017 12:00 / atualizado em 03/01/2017 13:07

AFP PHOTO / RAUL ARBOLEDA
O Atlético Nacional, da Colômbia, disse "não" ao Sport. Convidado para a disputa da terceira edição da Taça Ariano Suassuna, o clube colombiano atual campeão da Copa Libertadores não conseguiu encaixar uma viagem até o Brasil neste início de temporada. Cordiais, os atleticanos agradeceram o convite e lamentaram a falta de agenda. Com a negativa, a diretoria rubro-negra já tem abertas outras possibilidades. A intenção é anunciar o adversário, data e local até o fim desta semana. O clube ainda rechaçou a possibilidade de não haver o evento neste ano.

Através da assessoria de comunicação, o Sport confirmou o declínio do Atlético Nacional ao convite. "Sabendo da possibilidade de dificuldade de agendas, abrimos algumas frentes para convidar e negociar. De fato, o Atlético sinalizou que não conseguiria participar por não ter agenda. Mas seguimos avançando com outras possibilidades e esperamos ter uma conclusão ainda esta semana", disse a nota.

O técnico do Atlético, Reinaldo Rueda, tem um problema de saúde. Além disso, como disputou o mundial, no Japão, a equipe da Colômbia adiou o início da pré-temporada, marcada para começar por volta da terceira semana de janeiro. É justamente quando, no dia 22, o Leão pretende realizar a partida - a data ainda não está fechada.

A Taça Ariano Suassuna movimenta a pré-temporada do Sport há dois anos. Na primeira edição do torneio, o Leão recebeu o Nacional, do Uruguai, na Arena de Pernambuco, e venceu o confronto por 2 a 1. Já em 2016, foi a vez do Argentino Juniors, na Ilha do Retiro. A partida encerrou com uma vitória por 2 a 0 para o time recifense.

Ligação do Atlético Nacional com o Brasil

O Atlético Nacional seria o adversário da Chapecoense na final da Copa Sul-Americana de 2016. Antes do primeiro confronto, que seria em Medellin, na Colômbia, o avião que levava a delagação brasileira caiu por falta de combustível, segundo apuração das autoridades locais. A tragédia aconteceu no dia 29 de novembro e vitimou 71 pesosas.

Desde então, uma onda de solidariedade por parte do Nacional criou uma forte ligação com o país. A primeira atitude da equipe colombiana foi solicitar a Conmebol que a Chape fosse declarada campeã da Copa Sul-Americana, fato que possibilitou ao time de Santa Catarina, além de receber maior premiação, participar da edição da Copa Libertadores de 2017. Em seguida, o estádio Atanasio Girardot ficou tomado de torcedores para homenagear as vítimas da tragédia.