Sport

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

Após mais de 20 anos, uma árbitra voltará a apitar um clássico em Pernambuco

No quadro da Fifa desde janeiro, Déborah Cecília foi sorteada para o clássico

postado em 23/03/2017 16:19 / atualizado em 23/03/2017 18:17

Ricardo Fernandes/DP
O confronto do próximo domingo entre Sport e Santa Cruz, válido pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano, pode não ter muitos atrativos em termos de classificação, com os dois times já praticamente assegurados nas semifinais da competição. Porém, ao menos, servirá para a quebra de um longo jejum. Após mais de 20 anos, uma mulher voltará a apitar um clássico no Estado, com a árbitra Déborah Cecília sendo sorteada para trabalhar na partida na Ilha do Retiro. A última que atuou em um duelo entre os grandes do Estado foi Maria Edilene, nos anos 1990.

Aos 31 anos, Déborah Cecília foi incorporada no início em janeiro no quadro da Fifa. Na atual temporda, já trabalhou em seis partidas do Campeonato Pernambucano, além de jogos da Copa do Nordeste. O último, na quarta-feira, na vitória do Altos-PI sobre o Moto Clube por 4 a 3. Também já apitou partidas das Série C e D, bem como do Campeonato Brasileiro Feminino. No clássico, ela será auxiliada por Marcelino Castro e Clóvis Amaral.

"Ela esta preparada. É árbitra do quadro da Fifa e com experiência. A comissão vinha se reunindo e acompanhando tudo com dados estatísticos. E Déborah atende todas os pilares físicos, técnicos e psicológicos para apitar um jogo desse. O clássico está bem entregue", destacou Francisco Domingos, membro da comissão estadual de arbitragem.
 
Afirmando estar realizando "um sonho" Débora Cecília reconheceu que não esperava apitar um clássico tão cedo. Mas garantiu estar pronta para a missão. "Me sinto muito honrada e feliz pela oportunidade de estar realizando um sonho de apitar um clássico no meu Estado. Eu não esperava que seria agora, mas ao mesmo tempo estou preparada para esse jogo", destacou.