Sport

SPORT

Por datas finais do Estadual, FPF vai propor adiamento da estreia do Sport na Série A

Presidente Evandro Carvalho estará na CBF nesta terça para tentar arrumar uma data para o jogo de volta do Pernambucano entre Salgueiro e Sport

postado em 24/04/2017 21:10 / atualizado em 24/04/2017 21:24

Ricardo Fernandes/DP
Com o estrangulamento do calendário por conta dos vários compromissos do Sport por quatro competições diferentes (Estadual, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Sul-Americana), a Federação Pernambucana de Futebol espera definir nesta terça-feira, junto à CBF, definir as datas das finais contra o Salgueiro. A princípio, não há espaço para o jogo de volta, marcado para o Cornélio de Barros. O presidente da FPF, Evandro Carvalho, o diretor técnico da entidade, Murilo Falcão, estarão no Rio de Janeiro para tentar solucionar o impasse e evitar que os rubro-negros sejam obrigados a entrarem em campo três vezes em uma semana. E a alternativa considerada mais "viável" seria adiar a estreia do Leão na Série A.

Pelo calendário original, o Sport inicia o Brasileiro no dia 14 de maio, contra a Ponte Preta, em Campinas. Caso consiga o adiamento, a data seria utilizada para finalizar o Campeonato Pernambucano. O problema, nesse caso, está relacionado ao acordo comercial com a Rede Globo Nordeste, que teria nesse jogo um dos poucos com direito de transmissão da partida na tevê aberta para o Recife. Mas além dessa, a FPF já apresentou duas outras sugestões. Que obrigatoriamente também passa por adiamento de partidas do Leão por outras competições.

Nesse caso, as partidas a serem transferidas das suas data originais seriam a volta da Copa Sul-Americana, contra o Danúbio, agendado para o dia 11 de maio, em Montevidéu, ou uma das partidas das finais da Copa do Nordeste, marcadas para os dias 17 e 24 de maio (já após o início do Brasileiro), caso o Sport também avance na competição regional. Porém, a solução nesse caso seria apenas paliativa, já que, por se tratarem também de jogos de mata-mata, o problema seria apenas empurrado com a barriga.

"Desde que o calendário foi unificado, as federações ficam submetidas às datas fornecidas pela CBF. Existe uma herarquia. A CBF se submete às datas disponibilizadas pela Conmebol, e as federações à CBF. Além disso, quando há confronto de datas, há também uma hierarquia de competições, com as internacionais se sobrepondo ao Campeonato Brasileiro, que se sobrepondo à Copa do Brasil, por exemplo", explicou Evandro.

"Ninguém quer três jogos na mesma semana. Nem a Conmebol, nem a CBF, nem nós. Isso só vai acontecer se não houver outra alternativa. O mais fácil seria adiar a estreia do Brasileiro. Mas existe um contrato comercial dos clubes com a TV, que pode ser um grande problema. Mas de uma forma ou de outra, nesta terça-feira teremos uma definição", assegurou Evandro.

A maratona do Sport

26/4 (quarta-feira)
Botafogo x Sport (ida da Copa do Brasil)

29/4 (sábado)
Sport x Santa Cruz (ida da semifinal da Copa do Nordeste)

3/5 (quarta-feira)
Santa Cruz x Sport (volta da semifinal da Copa do Nordeste)

6 ou 7/5 (sábado ou domingo)
Data reservada para a ida da final do Estadual

11/5 (quinta-feira)
Danúbio x Sport (volta da Copa Sul-Americana)

14/5 (domingo)
Ponte Preta x Sport (estreia no Campeonato Brasileiro)

17/5 (quarta-feira)
Data reservada para a ida da final da Copa do Nordeste

21/5 (domingo)
Sport x Cruzeiro (segunda rodada do Campeonato Brasileiro)

24/5 (quarta-feira)
Data reservada para a volta da final da Copa do Nordeste

29/5 (segunda-feira)
Sport x Grêmio (terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

31/5 (quarta-feira)
Sport x Botafogo (volta da Copa do Brasil)

4/6 (domingo)
Avaí x Sport (quarta rodada do Campeonato Brasileiro)

7/6 (quarta-feira)
Sport x Flamengo (quinta rodada do Campeonato Brasileiro)

10/6 (sábado)
Vasco x Sport (sexta rodada do Campeonato Brasileiro)

15/6 (quinta-feira)
Sport x São Paulo (sétima rodada do Campeonato Brasileiro)

18/6 (domingo)
Sport x Vitória (oitava rodada do Campeonato Brasileiro)

21/6 (quarta-feira)
Atlético-MG x Sport (nona rodada do Campeonato Brasileiro)

24/6 (sábado)
Santos x Sport (10ª rodada do Campeonato Brasileiro)

2/7 (domingo)
Sport x Atlético-PR (11ª rodada do Campeonato Brasileiro)