Sport

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

André e Halef Pitbull entram em clássico para quebrar jejum e fazer história no Nordestão

Referências ofensivas de Sport e Santa Cruz, atacantes não marcam há mais de um mês e se enfrentam neste sábado, na Ilha do Retiro, pela semifinal

postado em 28/04/2017 23:33 / atualizado em 28/04/2017 19:24

Referências do ataque de Sport e Santa Cruz,  André e Halef Pitbull convivem com um jejum incômodo na temporada. O centroavante coral está há oito jogos sem fazer gols. Principal investimento do Leão para 2017, o atacante rubro-negro vive um hiato ainda maior sem balançar as redes adversárias. Na derrota para o Botafogo, o camisa 90 completou 11 jogos de abstinência. Neste sábado, no Clássico das Multidões pela ida das semifinais da Copa do Nordeste, o dois têm mais uma chance de reencontro com o caminho do gol.

Pelo lado rubro-negro, o último tento marcado por André foi há mais de um mês, na goleada por 5 a 0 sobre a Juazeirense, no dia 11 de março, ainda pela fase de grupos da Copa do Nordeste. De lá para cá, o jogador passou em branco diante do Boavista, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Danúbio, Botafogo e duas vezes diante do Campinense, Náutico e Joinville. Ao todo, em 19 jogos foram apenas cinco gols marcados. 

Aproveitamento que nem de longe lembra o obtido pelo Sport em 2015, quando anotou 13 gols na Série A e o tornou ídolo da torcida. Ao ponto do clube ter desembolsado R$ 5,2 milhões por sua contratação e recepção de astro no aeroporto, em seu retorno ao clube.

Ainda nulo com o técnico Ney Franco, o jogador chegou a ser sacado do time titular nas últimas partidas. Apesar do próprio treinador, repetidas vezes, pedir paciência com o jogador. 

Já o jejum de gols de Pitbull no Santa é menor, mas não menos incômodo. Também faz mais de um mês que o atacante coral marcou o seu último gol. Foi ainda em 18 de março, quando o Tricolor goleou o Central por 5 a 1 pelo Campeonato Pernambucano. Desde então, perdeu para zagueiro Anderson Salles o posto de artilheiro do time no ano. Estacionado nos seis gols, tem um a menos que o defensor.

Ricardo Fernandes/DP

A carência evidente no setor de criação do Tricolor tem prejudicado Halef Pitbull. Após a eliminação do Santa no Estadual, diante do Salgueiro, o centroavante não mediu as palavras, desabafou. Criticou os colegas de meio de campo ainda no intervalo do jogo no Cornélio de Barros. "Jogar sem meio é f... A bola às vezes não chega e eu tenho que me movimentar para colocar os companheiros na cara do gol. É assim mesmo", disparou.

Ao contrário de André, Pitbull ainda não teve sua vaga no time titular do Santa ameaçada. E tem o respaldo do treinador Vinícius Eutrópio. "Posso falar que o Pitbull tem total confiança nossa. Está muito à vontade com todos nós." 

Segundo o comandante coral, tanto ele como André podem decidir o clássico. "Independentemente de eles fazerem gols ou não, são bons jogadores, são matadores. Já provaram isso. André, claro, com uma larga experiência e uma história danada no futebol. O Pitbull é uma revelação que a gente está trabalhando. Ele tem muita coisa boa, muita coisa para acrescentar", analisou.