Sport

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

Santa se impõe, vence Sport na Ilha e larga com vantagem na semifinal do Nordestão

Com triunfo por 2 a 1, tricolores podem até perder por 1 a 0, quarta-feira, no Arruda, que chegam à final. Leão precisa vencer por dois gols

postado em 29/04/2017 20:37 / atualizado em 29/04/2017 22:26

Peu Ricardo/Esp.DP
No mais importante confronto entre Sport e Santa Cruz na temporada, o melhor Clássico da Multidões de 2017. E com uma festa em três cores. Com uma postura inteligente e bem mais ousada do que vinha apresentado até aqui, os tricolores souberam anular as principais armas do Leão e ser fatal quando preciso para sair da Ilha do Retiro com uma importante vitória por 2 a 1, na partida de ida das semifinais da Copa do Nordeste. A melhor apresentação coral este ano.

Com o resultado, os tricolores decidirão a vaga à decisão, na próxima quarta-feira, no Arruda, com uma boa vantagem. Podem até perder por 1 a 0 que mesmo assim irão manter vivo o sonho do bicampeonato regional. Também avançam com qualquer empate. Já os rubro-negros, que perderam a primeira em casa sob o comando do técnico Ney Franco, estão obrigados a vencer por dois gols de diferença ou por um a partir do placar de 3 a 2. 

O jogo
Para o clássico, os dois times vieram com novidades. Pelo lado do Sport, Ney Franco, sem poder contar com Rogério, suspenso, optou pela dupla de ataque formada por André e o prata da casa Juninho, mantendo o esquema com três volantes. Já o técnico coral, Vinícius Eutrópio, mandou a campo uma formação mais ofensiva do que vinha utilizando, com três meias (Pereira centralizado, além de Léo Costa e Thomás abertos). Como jogador de referência, o centroavante Halef Pitbull.

E com uma postura mais corajosa do Santa, o primeiro tempo foi bom de se assistir. Passados os primeiros minutos de estudos, marcação e faltas (o primeiro chute a gol só veio aos 20 minutos, com o tricolor Pereira), as duas equipes, com ímpeto ofensivo, conseguiram fazer uma etapa bastante movimentada. Com os tricolores ligeiramente melhores em campo.

Tendo no meia Thomás o seu principal jogador, o Santa conseguiu preencher com qualidade o meio de campo e chegar inteiro muitas vezes ao ataque. Com direito a Magrão fazer uma ótima defesa em chute de Léo Costa, aos 31 minutos. Na sequência, porém, o goleiro leonino nada pôde fazer. 

Após boa jogada individual, e cruzamento de Thomás, ganhando na corrida para Matheus Ferraz, o mesmo Léo Costa foi mais rápido que a marcação de Mena e no meio da área cabeceou para o gol.

Até aquela altura da partida, o Sport, vivo no clássico, já havia perdido três boas oportunidades. Todas com Juninho. A melhor delas, aos 25 minutos, cara a cara com o goleiro Jacsson (que substituiu Júlio César, com problema na vista). O garoto, porém, chutou em cima do arqueiro coral.

Mas o Sport não ficaria muito tempo atrás do placar. Sempre explorando a letargia na marcação do lado esquerdo do rival, Diego Souza entrou na área e foi derrubado por Tiago Costa. O camisa 87, que havia perdido uma pênalti na quarta-feira, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, dessa vez não vacilou, tocando do lado esquerdo, sem defesa para Jacsson, aos 38 minutos.

Segundo tempo
Satisfeitos com a atuação das suas equipes, os dois treinadores não fizeram mudanças para a etapa final. A postura dos rivais, porém, mudou. Com o Santa mais precavido e o Leão tomando a iniciativa do jogo. No entanto, sem conseguir criar algo de concreto contra a meta de Jacsson. A primeira delas, só veio aos 16 minutos, novamente com Juninho desperdiçando.

Logo em seguida, Ney Franco sacou o prata da casa para a entrada de Lenis. A ordem era seguir explorando a deficiência de marcação de Tiago Costa. Apesar de maior posse de bola, e domínio da partida, faltava ao Sport melhor qualidade na finalização das jogadas.

A essa altura, a postura do Santa já voltava a ser a tradicional da temporada. Primeiro segurar o resultado e depois tentar a sorte em uma bola. E para puxar os contra-ataques, Eutrópio sacou o apagado Pereira para colocar o veloz André Luis, aos 28 minutos.

Não demorou para a estratégia de Eutrópio dar resultado. Três minutos depois, André Luís fez uma grande jogada individual e tocou para Pitbull, que contou com a falha de marcação de Matheus Ferraz para chutar sem defesa para Magrão, encerrando um jejum de oito jogos sem marcar gols.

O Sport ainda buscou um novo gol de empate. Mas com o Santa, a essa altura fechado na defesa, não deu brechas. Segurando a vitória e a boa vantagem para a próxima quarta-feira.

Ficha do jogo

Sport 1
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Mena; Fabrício, Ronaldo (Fábio), Rithely e Diego Souza; Juninho (Lenis) e André (Paulo Henrique). Técnico: Ney Franco

Santa Cruz 2
Jacsson; Vítor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Elicarlos, David, Pereira (André Luis), Léo Costa (Wellington Cézar) e Thomás (Everton Santos); Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Francisco de Lima e Silva (SE). Assistentes: Clariston Clay Barreto e Daniel Vidal Pimentel (ambos de SE). Gols: Léo Costa (32 min do 1º)  e Diego Souza (38 min do 1º), Hallef Pitbull (31 min do 2º). Cartões amarelos: Jacsson, Miller, David e Pereira (SC); Matheus Ferraz e Lenis (S). Expulsão: Lenis Público: 23.574. Renda: R$ 490.335