Sport

SPORT

Rithely pega cinco jogos de suspensão por tumulto no jogo entre Sport e Santa Cruz

Everton Felipe foi absolvido e Evandro teve um jogo de gancho mantido

postado em 15/05/2017 16:20 / atualizado em 15/05/2017 20:19

 Ricardo fernandes/DP
Pivô da maioria das confusões ocorridas no clássico entre Santa Cruz e Sport, no último dia 3 de maio, pela semifinal da Copa do Nordeste, o volante rubro-negro Rithely foi punido com cinco jogos de suspensão nesta segunda-feira, em julgamento ocorrido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Denunciado em quatro artigos, a punição pode até ser considerada branda para o leonino, que corria o risco de pegar até 31 jogos de gancho.

 

Com isso, além das duas finais do Nordestão, contra o Bahia, Rithely ainda ficará ausente de outros três jogos do Sport no Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. O clube irá consultar os órgãos responsáveis para saber detalhes da punição ao atleta e ainda esclarecer se o jogador precisa cumprir mais um confronto de punição por ter recebido o terceiro cartão amarelo antes de ser expulso. Outros dois jogadores rubro-negros também foram julgados.

O meia Everton Felipe, denunciado por provocar a torcida do Santa Cruz após marcar o seu gol, acabou absolvido e está livre para atuar na partida de ida da final da Copa do Nordeste, quarta-feira, na Ilha do Retiro. Já o lateral-esquerdo Evandro, expulso mesmo estando no banco de reservas, pegou uma partida de suspensão e, com isso, está fora do primeiro confronto contra os baianos. As decisões foram proferidas em primeira instância. O departamento jurídico do Sport já confirmou que irá recorrer no caso de Rithely.

Presente ao julgamento no Rio de Janeiro, Rithely negou que tenha tido a intenção de pisar no meia Thomás, no lance que gerou sua expulsão. O camisa 21 do Sport afirmou ainda que não saiu do vestiário para provocar ou causar tumulto com a torcida e os jogadores do Santa Cruz, mas sim para comemorar o gol do atacante André, que garantiu a classificação do Sport para a final do Nordestão.

O advogado do Sport, Osvaldo Sestário sustentou que Rithely é "a voz do torcedor do Sport" e que defende o clube há quase sete anos. Ainda de acordo com ele, não houve um pisão proposital no meia tricolor. Por isso, pediu a desclassificação do artigo no qual foi denunciado. Com relação à suposta invasão de campo, defendeu: “Tanto no pisão quanto no segundo momento ele fica no meio, mas não toma nenhuma atitude. Ao final da partida, volta ser denunciado por invasão. Já havia acabado o jogo e eles vão todos comemorar a classificação com a torcida do Sport. Não se pode considerar uma invasão", finalizou.