Sport

SPORT

Sport passa em branco pela primeira vez no ano na Ilha e fica no 0 a 0 com o São Paulo

Em um jogo marcado por muitos erros de passe, rubro-negros voltaram a tropeçar em casa no Campeonato Brasileiro

postado em 14/06/2017 21:30 / atualizado em 14/06/2017 22:00

Paulo Paiva/DP
Após 21 partidas, o Sport passou em branco pela primeira vez em um jogo na Ilha do Retiro na atual temporada. Mostrando um grave problema de criação ofensiva e erros de passes (57 ao longo do jogo), o Leão não saiu do 0 a 0 com o São Paulo, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Resultado ruim para o Leão, que com oito pontos segue na metade de baixo da classificação. Já o tricolor paulista conquistou seu primeiro ponto como visitante nesta Série A. 
 
No próximo domingo, o Leão terá mais uma chance de se recuperar. Pega o Vitória-BA, também em casa. Provavelmente já com o meia Diego Souza de volta à equipe.
 
O jogo
Ainda sem contar com o camisa 87, retornando da seleção brasileira, o técnico Vanderlei Luxemburgo pela terceira partida consecutiva apostou no esquema com três volantes, com Patrick atuando pela primeira vez na sua função de origem, ao lado de Thallyson e Rithely. Assim, os acertos e erros do Sport foram muito parecidos dos vistos contra Flamengo e Vasco. Com a equipe impondo uma forte marcação, melhorada com o Rithely voltando a atuar mais recuado, no primeiro combate à frente da zaga. 
 
Por outro lado, faltou aos rubro-negros criatividade para armar jogadas ofensivas. Sem um meia de origem, foi criado um buraco na entrada da área são-paulina, que se tornou um terreno morto durante todo o primeiro tempo. Desta forma, restava ao Sport explorar as laterais de campo, com Osvaldo e Thomás se revezando de lado. Muitas vezes em jogadas individuais.

Porém, durante toda a etapa, isso se mostrou muito pouco, com os pernambucanos sendo improdutivos. Ao ponto de assustar a meta do São Paulo apenas uma vez, em uma bola enfiada de Thomás para André chutar para defesa de Renan Ribeiro.
 
Já o São Paulo, apesar de encontrar dificuldades para sair da marcação leonina, foi um pouco mais perigoso, assustando Magrão em chutes de Thomaz e principalmente Lucas Pratto, que tocou longe do alcance do goleiro rubro-negro aos 44 minutos. A bola saiu por pouco. Porém, a impressão é que, se acertasse o último passe, o resultado poderia ter sido diferente.

Segundo tempo

Sentindo a falta de criação da sua equipe, Luxemburgo fez uma mudança para a etapa final, com o meia Everton Felipe entrando na vaga de Thallyson (o pior do primeiro tempo). E logo de cara, a mudança fez efeito com duas boas jogadas criadas antes do 10 minutos, ambas desperdiçadas por André. Além disso, o Sport passou a ficar mais com a bola no pé. 
 
Com mais força ofensiva, Luxemburgo fez outra mudança aos 19 minutos, com Rogério entrando na vaga de Thomás. A ideia, dessa vez, era voltar a explorar também a velocidade pelas pontas. 
 
Porém, a melhora seria maior se o Sport diminuísse a quantidade de passes errados. Com direito a Luxemburgo dar uma bronca em Everton Felipe após uma invertida mal feita de bola, aos 26 minutos. Erros que também ocorriam do lado do São Paulo e o resultado disso foi uma queda no segundo tempo. Com nenhum dos dois times merecendo balançar as redes, o 0 a 0 acabou sendo justo. Nos minutos finais, Magrão ainda fez um milagre, garantindo o empate.

Ficha do jogo

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Rithely, Thallyson (Everton Felipe) e Patrick; Osvaldo (Juninho), André e Thomás (Rogério). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 
São Paulo 0
Renan; Éder Militão, Maicon e Lucão; Marcinho, Jucilei, Cícero (Lucas Fernandes), Thomaz (Wesley) e Junior Tavares; Wellington Nem (Gilberto) e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni.
 
Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC). Assistentes: Carlos Berkenbrock e Helton Nunes (ambos de SC). Cartões amarelos: Cícero (SP), André (S). Publico: 11.904. Renda: R$ 278.755