Sport

SPORT

Sport fica no 2 a 2 com o Atlético-MG e pontua pela 1ª vez como visitante na Série A

Leão evoluiu na frente, mas voltou a ser falho na defesa e ainda não deixa o Z4

postado em 21/06/2017 23:34 / atualizado em 21/06/2017 23:53

Ramon Lisboa/EM
O Sport melhorou ofensivamente a partir de uma mudança na formação. Na defesa, voltou a cometer os mesmos deslizes. O saldo foi um empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, no Independência. Nesta quarta-feira, o Leão saiu na frente, sofreu a virada, mas chegou à igualdade com um Diego Souza mais solto e inspirado. O resultado deixa o Rubro-negro ainda na zona de rebaixamento da Série A do Brasileiro. A atuação e primeiro ponto conquistado como visitante dá esperanças para tempos melhores no campeonato.  
 
O técnico Vanderlei Luxemburgo não exagerou nas mexidas na escalação mesmo depois da derrota em casa na rodada passada, diante do Vitória. Promoveu apenas uma. Bem significativa, entretanto. Trocou o volante Fabrício pelo meia-atacante Everton Felipe e mudou a formação do time. Substituição surpreendente para um Sport que jogaria fora de casa. A ofensividade não ficou só no papel. A bola chegava ao ataque como não estava chegando anteriormente. Com quatro minutos, Diego Souza já tinha dado o primeiro chute na barra atleticana. 
 
A equipe pernambucana não sofria nenhuma pressão dos mandantes. Aos 16, após jogada de André, o Sport foi premiado. Osvaldo abriu a contagem. A bola ainda desviou em Rafael Carioca para enganar o goleiro Victor e entrar. Foi o milésimo gol do Leão na história na Série A. Mas um erro recorrente da retaguarda rubro-negra permitiu o empate do Galo cinco minutos depois. A defesa voltou a parar ao ter uma falta cobrada para dentro da área. Só assistiu a Felipe Santana cabecear a bola para as redes.
 
Mesmo com o gol, o Galo não se sobrepôs, que só virou o placar graças a erros pontuais do Leão. Robinho poderia ter feito o segundo não estivesse desequilibrado para dar um voleio. Mais criativo que outrora, o Rubro-negro poderia ter voltado à frente com Rithely. O volante recebeu cruzamento do engenhoso Diego Souza e testou a bola para fora, livre. Fred fez o que Rithely não fez, logo em seguida. De volta após dois jogos machucado, o centroavante foi lançado por Cazares e deu uma cabeçada indefensável para Magrão, aos 39: 2 a 1. Ronaldo Alves não o acompanhou. 
 
Faltou o Sport ser mais decisivo no primeiro tempo. Mais consistente na defesa. Para o segundo, Luxemburgo apostou na entrada de Lenis no lugar de Everton Felipe. Mas a peça diferencial foi mesmo Diego Souza. Sofreu pênalti. Ele mesmo converteu, aos 19. Dois minutos depois, o mesmo Diego Souza serviu Lenis. Cara a cara com Victor, o colombiano perdeu a chance. Diante de um Galo acuado, o Sport cresceu. Mais participativo que Everton, Lenis teve ainda mais outra oportunidade. Com volante Thallyson no posto de André, o time de Luxa se segurou até o fim. 
 
Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Ralph (Roger Bernardo), Elias (Otero) e Cazares; Robinho (Luan) e Fred. Técnico: Roger Machado.
 
Sport
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Patrick, Rithely e Diego Souza; Everton Felipe (Lenis), Osvaldo (Juninho) e André (Thallyson). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 
Estádio: Independência (Belo Horizonte-MG). Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO). Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO). Cartões amarelos: Ralph e Fred (Atlético-MG); Ronaldo Alves (Sport). Gols: Osvaldo (16'do 1T, Sport) e Felipe Santana (21’ do 1T, Atlético-MG), Fred (39’ do 1T, Atlético-MG), Diego Souza (19’ do 2T, Sport).