Sport

SPORT

Desacostumado a vitórias fora de casa na Série A, Sport visita o Santos, na Vila Belmiro

Desde quando voltou à elite, Leão só venceu nove vezes como visitante; diante do Peixe, mira 1° triunfo longe da Ilha nesta edição do Brasileiro

postado em 23/06/2017 18:00 / atualizado em 23/06/2017 16:58

Twitter Sport/Divulgação
Dá para contar nos dedos das mãos quantas vezes o Sport ganhou fora de casa desde que voltou a disputar a Série A, em 2014. Foram apenas nove vitórias em três Brasileiros. Nesta edição, o Leão ainda não derrotou ninguém longe da Ilha do Retiro. Ao ter mostrado evolução na rodada passada e ter somado o primeiro ponto como visitante, pode quebrar esta seca a partir das 19h deste sábado, contra o Santos, na Vila Belmiro. A condição do time, imerso ainda na zona de rebaixamento, exige um bom resultado dentro dos domínios do Peixe.

O Sport mudou de atitude. Com um volante a menos na escalação, criou como ainda não havia criado fora de casa, diante do Atlético-MG, no Horto. Para muitos dos jogadores, a equipe merecia melhor sorte no 2 a 2 com o Galo. Diego Souza deixou claro que as panes defensivas do Leão devem ter fim para se alcançar rendimentos ainda melhores. O técnico Vanderlei Luxemburgo disse que os defeitos da retaguarda só poderiam ser corrigidos com mais treinos. Sem tempo, conduziu o elenco na base do bate-papo para encarar o Santos.

Mesmo apenas com dois dias de intervalo entre os jogos, o desempenho do Sport em Belo Horizonte animou Luxa. Ele diz que o time iniciou uma reabilitação e pode começar a vislumbrar objetivos maiores nos quais ele e o grupo insistem, como a classificação para a próxima Copa Libertadores da América. Um passo por vez, porém. A saída do Z4 é a tarefa inicial.

“Se terminasse hoje, (o Sport) seria rebaixado. Mas os times estão muito próximos na tabela. Temos que fazer uma projeção de tabela. O Sport tende a se recuperar. Podemos nos recuperar e brigar por vaga na Libertadores, que é o objetivo nosso", declarou o comandante.

Para tanto, obrigatoriamente Leão precisa ganhar fora de casa. Se a meta de Luxa é mesmo a ousada classificação ao principal torneio continental ao fim das 38 rodadas, a matemática pede para que some pontos distante da Ilha. Tirando como parâmetro as equipes classificadas no G7 da Libertadores, todas elas obtiveram um número considerável de vitórias na condição de visitante. Os que tiveram menos foram Fluminense e Chapecoense: com cinco no total, ou seja, mais da metade de todos os triunfos fora de casa do Sport de 2014 para cá.

Time

Para encarar o Santos, o Sport está desfalcado de Rithely, que cumprirá suspensão ainda pelas confusões na semifinal da Copa do Nordeste, contra o Santa Cruz, no Arruda. As opções de Vanderlei Luxemburgo para o lugar do volante são Thallyson e Fabrício. Lenis briga por uma vaga com Everton Felipe no meio-campo. O Leão ainda não poderá contar ainda com meia Thomás, em recuperação de trauma na perna.

Adversário

Terceiro colocado do Brasileirão, o Santos surfa numa boa fase. O Peixe não perde há cinco jogos consecutivos no campeonato. São quatro triunfos e um empate no período. Vem de um 2 a 0 sobre o Vitória, no Barradão. Nesse intervalo, o time praiano também não sofreu um gol sequer na Série A. Diante do Sport, terá ainda o meia Lucas Lima de volta, apesar de toda a polêmica envolvendo a saída dele para o Barcelona

O retrospecto do Sport desde 2014 na Série A:


2014

11 Derrotas - Internacional (2 a 1), Cruzeiro (2 a 0), Figueirense (3 a 0), Flamengo (1 a 0), Fluminense (4 a 0), São Paulo (2 a 0), Chapecoense (3 a 1), Bahia (1 a 0), Corinthians (3 a 0), Grêmio (2 a 0), Atlético-MG (3 a 2)

4 Empates - Santos (1 a 1), Goiás (0 a 0), Botafogo (1 a 1), Criciúma (2 a 2)

4 Vitórias - Coritiba (1 a 0), Vitória (1 a 0), Atlético-PR (1 a 0), Palmeiras (2 a 0)

2015


8 Derrotas -
Atlético-MG (2 a 1), Corinthians (4 a 3), Figueirense (2 a 1), Goiás (1 a 0), Vasco (2 a 1), Internacional (2 a 1), São Paulo (3 a 0), Cruzeiro (3 a 0)

9 Empates - Flamengo (2 a 2), Santos (2 a 2), Fluminense (0 a 0), Chapecoense (1 a 1), Avaí (2 a 2), Grêmio (1 a 1), Atlético-PR (1 a 1), Coritiba (0 a 0), Joinville (1 a 1)

2 Vitórias - Palmeiras (2 a 0), Ponte Preta (1 a 0)

2016

13 Derrotas - Flamengo (1 a 0), Internacional (1 a 0), Coritiba (3 a 2), Santos (2 a 0), Vitória (3 a 2), Ponte Preta (2 a 1), Botafogo (3 a 0), Corinthians (3 a 0), Atlético-MG (1 a 0), Fluminense (3 a 1), Chapecoense (3 a 0), Palmeiras (2 a 1), Atlético Paranaense (2 a 0)

3 Empates -
São Paulo (0 a 0), Figueirense (1 a 1), América-MG (2 a 2)

3 Vitórias -
Santa Cruz (1 a 0), Cruzeiro (2 a 1), Grêmio (3 a 0)

Vitórias fora de casa de times do G7 da Libertadores em 2016: Palmeiras (10), Flamengo (8), Santos (7), Botafogo (7), Cruzeiro (7), *Chapecoense (5) e Fluminense (5).

*Chapecoense se classificou à Libertadores via Sul-Americana.

Ficha do jogo

Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Nogueira e Jean Mota; Renato, Tiago Maia e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Kayke. Técnico: Levir Culpi.

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Thallyson (Fabrício) Patrick, e Diego Souza; Everton Felipe (Lenis), Osvaldo e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Estádio: Vila Belmiro (Santos-SP). Horário: 19h. Árbitro: Rafael Traci (PR). Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR).