Sport

SPORT

Luxa elogia atuação do Sport, mas lamenta chances perdidas e gol sofrido no fim

Treinador destaca retomada da equipe, ignora vantagem de 3 a 1 e diz que classificação às quartas de final da Sul-Americana está ainda em aberto

postado em 13/09/2017 22:25 / atualizado em 13/09/2017 22:28

Ricardo Fernandes/DP
Vanderlei Luxemburgo achou que o Sport se saiu bem diante da Ponte Preta nesta quarta-feira. Mas acredita o resultado no jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana teria como ser melhor. Segundo o treinador, a vitória por 3 a 1 sobre a Macaca, na Ilha do Retiro, poderia ser mais elástica. Acha que o Rubro-negro também poderia não ter sofrido o gol de honra.

Na visão de Luxa, o Sport precisava ser mais atencioso quando a Ponte finalizou pela primeira vez, já aos 37 minutos do segundo tempo, para marcar o seu único gol na partida. O gol de Felipe Saraiva põe a Macaca em condições de desbancar os pernambucanos com uma vitória por 2 a 0 na próxima quarta-feira, em Campinas.
"O gol foi uma bobeira de dar espaço. Entra no cara, entra na falta, para a jogada. Não sendo violenta, falta é um instrumento do jogo. Deixamos seguir uma bola de escanteio. Mas é também virtude do adversário", cobrou Luxemburgo.

O comandante lamentou ainda mais a chuva de gols perdidos pelo Rubro-negro no segundo tempo. "O que eu tenho mais a reclamar, entre aspas, é que poderíamos ter feito mais gols ainda. Tivemos chances de fazer mais gols e sair, praticamente, com a classificação garantida."
 
Luxemburgo preferiu mesmo enaltecer o rendimento coletivo do Sport após a série de seis partidas sem vitórias na Série A, com direito a três derrotas nas últimas rodadas. "O importante é que o time se recuperou e mostrou para todo mundo que está vivo, que tem qualidade, que pode jogar de uma maneira convincente sempre", afirmou.

Para o técnico, a melhora foi vista já no jogo passado, embora o Sport tenha sido derrotado para o Avaí por 1 a 0, na Ilha. Crê que essa retomada é reflexo da dura que deu no time ao ver o Sport ser goleado por 5 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre. Na ocasião, ele chegou a colocar em xeque o comprometimento dos atletas. "Às vezes o remédio é um pouco doído, mas tem que dar o remédio e fazer alguma coisa. Não falei que ia trocar jogador, não falei de nome de jogador. Única coisa que falei é que time tinha que mudar de atitude. Eles mostraram no jogo de hoje que podem dar mais."

Classificação em aberto

Pelo placar da partida de ida com a Ponte, Luxemburgo entende que a classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana está em aberto. "É outro jogo, um outro momento. A gente tem que zerar a vantagem e vê se ela nos beneficia para carregar a classificação. Se você for jogar a vantagem e ela for perdida durante o jogo, acabou."