Sport

SPORT

Esquema com três volantes de origem não tem funcionado no Sport de Vanderlei Luxemburgo

Sob o comando do treinador, Leão só ganhou um jogo de sete na formação, que deve ser colocada agora de lado devido à ausência de Wesley e volta de DS87

postado em 19/09/2017 13:37 / atualizado em 19/09/2017 13:44

 Roberto Ramos/DP
Diego Souza voltará e entrar em campo pelo Sport. Após ter desfalcado o time na rodada passada da Série A, DS87 enfrenta a Ponte Preta nesta quarta-feira, em Campinas, no decisivo duelo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com o retorno dele e a ausência de Wesley (inscrito pelo São Paulo na competição continental), afasta-se a possibilidade da utilização do esquema de Vanderlei Luxemburgo com três volantes de origem, comprovadamente ineficiente até aqui. Diante da Macaca, a esperança dos rubro-negros está depositada numa formação mais tradicional e que tem sido bem mais efetiva.  

Se o esquema do Sport for com três volantes de ofício, a chance de derrota rubro-negra é grande. Os números denunciam. Quando Luxemburgo utiliza um trio originalmente da posição no meio-campo, a equipe não tem conseguido bons resultados. Normalmente, um deles é adiantado para fazer a função de meia. Ultimamente, Wesley. Porém, na prática, não consegue se destacar no jogo. Sob o comando do treinador, o Leão atuou em sete oportunidades nessa configuração e só obteve sucesso em uma. 

Sem vencer há sete jogos no Brasileirão, o Sport sofreu três das suas últimas quatro derrotas na competição quando teve um meio-campo povoado por volantes. No sistema, a equipe caiu, sequencialmente, diante de Grêmio (5 a 0), Avaí (1 a 0) e Flamengo (2 a 0). No primeiro, Wesley começou como volante, com obrigações defensivas, mas depois foi deslocado para a beirada do campo. Nas outras duas, tentou ser um armador, mas não conseguiu desempenhar a função como um articulador de origem. Em todas essas derrotas, o Leão pouco criou, sequer conseguu balançar as redes e só teve relativa estabilidade defensiva no jogo em casa, contra os catarinenses.

Escolhido para fechar a trinca de volantes, seja pela ponta ou centralizado, Wesley não jogará contra a Ponte Preta por ter sido registrado na Sul-Americana pelo São Paulo. Assim, a vaga ficaria com Diego Souza, de fora da derrota para o Flamengo por causa de suspensão automática. Com DS87, o Leão volta a ter uma peça de ligação entre o meio-campo e o ataque.

Resto da equipe

Além de Diego e do consequente retorno da formação com um meia de ofício, o Sport deve ter mais mudanças. Ausente também por suspensão, o zagueiro Henríquez está à disposição e tende a relegar Durval à reserva. Recuperado de gastroenterite, Sander treinou nessa segunda e está em condições de encarar a Ponte. Se for escalado, entraria no lugar de Osvaldo – inscrito na Sul-Americana pelo Fluminense e indisponível. Dessa forma, o Leão volta a ter marcação dobrada no lado esquerdo, com ele e o chileno Mena.