Sport

SPORT

Técnico do Sport intensifica atividades de finalização e pede 'responsabilidade' e 'foco'

Luxemburgo dedicou o treino desta sexta ao aperfeiçoamento da conclusão de jogadas, fundamento falho do time na Série A, e cobrou de forma dura

postado em 06/10/2017 18:26 / atualizado em 06/10/2017 19:48

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Sob a necessidade de melhorar as finalizações, quesito no qual o Sport tem aproveitamento baixíssimo no segundo turno da Série A, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu intensificar os treinos de conclusão de jogadas. Nesta sexta-feira, entre elogios e broncas do comandante, toda a atividade foi dedicada a melhoria do fundamento do Rubro-negro. Depois, reuniu o elenco e fez cobranças mais abrangentes, exigindo "responsabilidade" e "foco".
 
Inicialmente, o treinamento específico de finalização revezava três jogadores de ataque contra dois de defesa. O intuito de Luxemburgo era que o trio ofensivo levasse sempre vantagem sobre a dupla de defensores na condução de bola e concluísse com sucesso em gol, algo nem sempre feito como ele queria. Por vezes, então, Luxa pediu "calma" e chegou a parar o trabalho para dar instruções. O treinador também elogiou algumas tramas de jogadas.
 
Na segunda parte do treino, o técnico leonino colocou frente a frente cinco atacantes contra três defensores. Desta vez com dois pontas abertos na linha de frente, buscou aprimorar as jogadas pelas beiradas do campo. Cobrou a infiltração de atletas na grande área e a perfeição nos cruzamentos. "O passe tem que ser bom. Se não for bom, f... tudo", exigiu.
 
Antes de terminar o treino, Luxemburgo quis também que o individualismo dos jogadores da linha ofensiva se sobressaísse. "Chama ele (o zagueiro) pro drible", pediu reiteradas vezes. O único ausente foi Lenis, liberado para visitar a avó - com problemas de saúde na Colômbia.
 
Depois de mais de uma hora de trabalhos, Vanderlei ainda reuniu todo o elenco gramado e, sob olhares atentos dos jogadores sentados, cobrou algo a mais durante cerca de dez minutos. Entre o que foi ouvido, novos palavrões. Pediu "foco pra c...".

"Foi uma conversa muito particular nossa com ele. Mas o que posso falar é que ele pediu responsabilidade, foco, saber que o momento hoje não é muito bom e que tem que trabalhar para tirar o Sport dessa situação", contou o atacante André.

Os números do Sport na finalização 

O Sport precisou finalizar 80 vezes para marcar o seu único gol em sete jogos do returno, segundo dados do site de estatísticas Footstats. Fato que leva o time a ser o pior do returno com apenas um ponto. O Leão é, disparadamente, o clube da Série A que mais arrematou para poder marcar nesta segunda metade da competição. Ainda de acordo com a página especializada, a equipe caiu vertiginosamente na precisão das finalizações nas últimas nove rodadas, em que se mantém sem ganhar. Se antes do “jejum” as finalizações certas do time (aquelas que vão em direção à barra) eram em média 4,4 por jogo, agora são apenas 3,7.
 
O contrário acontece com as conclusões erradas. No período de nove jogos em seca de vitórias no Brasileiro, são 8,4 bolas para fora a cada partida. Anteriormente, esse número correspondia a 6,1.