Sport

SPORT

Patrick se consolida como jogador versátil no Sport e ganha elogios de Luxemburgo

Atleta de 25 anos atuou em três posições diferentes com o comandante

postado em 16/10/2017 10:26 / atualizado em 16/10/2017 20:09

Rafael Martins/ DP
Patrick é um dos destaques do Sport no Campeonato Brasileiro. Não apenas pela capacidade de roubar bolas, mas também por sua versatilidade. Com o técnico Vanderlei Luxemburgo, o atleta fez os dois primeiros jogos pelo clube como lateral-esquerdo, depois se estabilizou na condição de volante, sua posição de origem, e agora ganha espaço em uma nova função. Fazendo o papel de ponta esquerda, o jogador mantém o nível e fez até o gol do empate em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, nesse domingo.

Já é a segunda vez seguida que Patrick exerce a função mais adiantado em campo. Na primeira oportunidade, contra o Vitória, foi um dos destaques do Sport mesmo não marcado gol no triunfo de 2 a 1 conquistado em Salvador. A capacidade de ler o jogo faz com que o técnico Vanderlei Luxemburgo passe a apostar ainda mais no atleta, chegando a mudar seu posicionamento dentro da mesma partida.

“Ele é um jogador que você pode mexer taticamente. Quando entrei com Lenis, puxei ele para dentro como segundo volante e botei o Diego (Souza) como atacante. Thomás ficou por dentro. Então, Patrick pode jogar de lateral, pelo lado, por dentro. É um jogador bastante versátil, ajuda bastante”, observou o treinador do Sport, após o empate com o Galo.

Com três gols na Série A, dois como volante e um como ponta, Patrick já é o terceiro atleta do Sport a mais balançar as redes na competição - atrás só de André (10) e Diego Souza (7). Gosta da ideia de ser artilheiro, porém não se constrange em dizer que gosta mais de atuar na proteção da zaga. “Acho que todo mundo quer ser atacante, ninguém quer ficar com a parte defensiva. Mas já estou acostumado a fazer a função de volante. Então, entre as três posições, vou preferir fazer a minha, de segundo volante, saindo e tendo liberdade.” 

No entanto, o jogador “operário”  - como ele próprio se autodenomina - garante que se adaptou fácil à nova posição no corredor esquerdo. “É uma função diferente da que eu fazia, mais ofensiva. Tem que estar mais perto da área. Não sinto dificuldade porque gosto de correr o campo todo. Nessa função, participo tanto das jogadas ofensivas, como defensivas.”

Desde quando chegou ao Sport no meio desta temporada, Patrick disputou 22 partidas pela Série A e outras três pela Copa Sul-Americana. Marcou três gols. O contrato do jogador de 25 anos com o Leão da Ilha é até o fim desta temporada.