Sport

SPORT

Pela Sul-Americana, Sport é engolido pelo Junior Barranquilla na Ilha e perde por 2 a 0

Dominado pela equipe colombiana, Leão foi presa fácil, levou dois gols no segundo tempo e sai atrás na disputa por uma vaga nas semifinais da Sula

postado em 26/10/2017 22:41 / atualizado em 26/10/2017 23:53

Roberto Ramos/DP
O time do Sport parece não ter compreendido o tamanho do jogo desta quinta-feira. Diante de uma Ilha do Retiro com mais de 21 mil pessoas, complicou-se na Sul-Americana. O Rubro-negro se deparou com um superior Junior Barranquilla-COL e perdeu por 2 a 0 o primeiro de dois duelos quartas de final - fase até então inédita para clubes do Nordeste. Depois do primeiro tropeço em casa nesta edição do torneio, o Leão precisa agora de um vitória heroica no confronto de volta, na próxima quinta, na Colômbia. Antes, no domingo, receberá o Coritiba, pelo Brasileirão. 

O treinador Vanderlei Luxemburgo promoveu três mudanças no time titular do Sport em relação ao jogo passado, contra o Atlético-PR, pela Série A. Só uma delas por opção técnica: Ronaldo Alves no lugar de Durval. Rodrigo e Rogério entraram nos postos de Rithely e Osvaldo - respectivamente machucado e não inscrito no torneio. Na teoria, Luxa queria que se formasse um losango no meio-campo, deixando Rogério mais solto no ataque junto de André. Mas, após abdicar do sistema com pontas, o 4-4-2 não mostrou eficácia.

Desorganizado taticamente, o Rubro-negro deu liberdade ao adversário. Com 25 minutos, o Junior Barranquilla já havia chegado, ao menos, três vezes com perigo na barra de Magrão. Era bem melhor no jogo. Frouxo na marcação e insistente nos erros na saída de bola na defesa, o Leão não conseguia trocar passes no ataque. Quando alcançava ao último terço do campo, persistia em cruzamentos na área. Nenhum assustou o time colombiano. 

Só perto do fim do primeiro tempo que Luxemburgo resolveu retomar o esquema com jogadores mais abertos nas beiradas do campo. Não se sobrepôs. Ainda quase levou um gol de Chará após o atacante da seleção colombiana deixar Ronaldo Alves para trás. Para um Sport que mal incomodou o goleiro Vieira na etapa inicial, precisava-se de muito mais diante de uma equipe muito mais competente na retaguarda e mais solta na frente. 

Segundo tempo
Passado o intervalo, Luxemburgo resolveu acionar o colombiano Lenis. Tirou o volante Rodrigo e devolveu Patrick à cabeça de área. Mas, de cara, Lenis errou logo um passe que quase resultou no gol do Junior. Depois, cometeria o mesmo erro, porém teve a melhor oportunidade do Sport, aos 15 do segundo tempo, quando acertou o travessão. 

O Sport melhorou ligeiramente. Mas fazia muito pouco ainda. Para se ter uma ideia, o primeiro chute na direção de Vieira foi com quatro minutos da etapa final, dado por Rogério.O Junior foi recompensado por tudo que já havia feito. Aos 25, Mier, que acabara de entrar, cruzou rasteiro na grande área. A defesa pernambucana parou, Mena não alcançou a bola e González fez 1 a 0. O time de Luxa escapou de não levar mais gols, em seguida. Chará perdeu chance de ampliar, na cara de Magrão. Teo Gutiérrez fez pior: desperdiçou gol com a barra aberta. Mas González fez mais um, aos 40. Teo poderia ter marcado o terceiro antes dos torcedores gritarem “olé” a favor do adversário.

Ficha do jogo

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Henriquez, Ronaldo Alves e Mena; Anselmo, Rodrigo (Lenis), Patrick e Diego Souza; Rogério (Juninho) e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Junior Barranquilla 2
Vieira; Murillo, Ávila, Pérez e Gutiérrez; Pico, Cantillo, Chará (Barrera) e González; Ovelar (Mier) e Teo Gutiérrez. Técnico: Julio Comesaña.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife-PE). Árbitro: Fernando Rapallini-ARG. Assistentes: Gustavo Rossi-ARG e Ezequiel Brailovsky-ARG. Cartões amarelos: Diego Souza, Juninho, Anselmo (Sport); Ávila, Teo Gutiérrez, Gutiérrez, Pérez, González (Junior Barranquilla). Gols: González (25’ do 2T, Junior Barranquilla) e González (40’ do 2T, Junior Barranquilla). Público: 21.343. Renda: R$ 332.245,00.