Mais Esportes

SURFE

Gabriel Medina vence Dusty Payne e elimina Kelly Slater da briga pelo título

Brasileiro agora só disputa a taça com australiano Mick Fanning

postado em 19/12/2014 18:28

Gazeta Press

AFP PHOTO
Interrompida desde o dia 13 de dezembro, a terceira fase do Campeonato Mundial de Surfe foi retomada nesta sexta-feira em Pipeline, no Havaí. O brasileiro Gabriel Medina entrou na água por volta das 17 horas (de Brasília) e derrotou o havaiano Dusty Payne na sexta bateria, com 17,66 a 11,84. O resultado eliminou Kelly Slater, adversário direto do sebastianense na briga pelo título mundial.

O atleta anfitrião saiu na frente, marcando 4,67. Gabriel reagiu e em sua primeira tentativa e conseguiu pegar um tubo, marcando de cara 8,83. A segunda onda de Medina rendeu ainda mais pontos, o que o deixou com 14.66, faltando 16 minutos para o fim da bateria.

O havaiano Dusty Payne chegou a encostar em Gabriel, marcando 11,84. Apesar disso, o brasileiro seguiu liderando a sexta bateria da etapa de Pipe Masters. Faltando quatro minutos para o término, o surfista brasileiro pegou um tubo bem longo no backdoor e ficou com 17,66 somados, garantindo a vitória e levantado a torcida no Havaí.

Para poupar tempo por causa da falta de ondas dos últimos dias, a organização da competição decidiu colocar duas baterias de uma vez na água, um sistema criado por Kelly Slater em 2007. Cada duelo teve 30 minutos e a primeira dupla a entrar na água teve os primeiros 15 minutos de prioridade.

Com Kelly Slater fora da briga pelo título do Campeonato Mundial de Surfe, Gabriel Medina só disputa a taça com australiano Mick Fanning, que entra na água para disputar a nona bateria com o francês Jeremy Flores.