Mais Esportes

BASQUETE

Após decidir se aposentar das quadras como jogadora, Vanessa Gattei iniciará carreira de técnica

Jogadora de basquete do Uninassau/América treinará o Sub-20 do clube

postado em 29/10/2014 10:05 / atualizado em 29/10/2014 14:06

Carolina Fonsêca /Especial para o Diario

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
A história de Vanessa Gattei no basquete começou quando ela tinha apenas 9 anos, em uma escolinha de basquete na cidade de Itapira-SP. Aos 20 anos, ela começou a carreira de atleta profissional, no Ourinhos-SP. Tornou-se a jogadora em atividade no país com o maior número de títulos nacionais – seis no total. Catorze anos depois do início desta carreira, a armadora decidiu: vai se aposentar. Ela chegou ao Recife em 2012 para compor o projeto inicial de Roberto Dornelas, ainda no Sport. Desde então a capital pernambucana é a sua casa, inclusive, casou-se com um pernambucano.

Tomar esta decisão não foi uma tarefa simples. Especialmente porque os planos de Gattei indicavam que ela só encerraria a carreira no ano que vem. Mas uma lesão no ombro fez a jogadora refletir. A história mudou de curso. “O corpo já não responde mais. Fiquei uns 15 dias parada, voltei a treinar, senti dores de novo, parei e fiquei nessa. Você vê a meninada nova, correndo, com um vigor e tanto e você não acompanha mais”, disse.

Antes de bater o martelo sobre abandonar o uniforme de jogadora, Gattei procurou ajuda profissional. “Eu tive uma conversa com a Rô (Psicóloga do Uninassau/América). Falei que eu estava cansada, não aguentava mais, principalmente por causa da dor. Fiz várias sessões com a psicologa, ela me indicou livros para ler, sempre relacionados a atletas que fazem essa transição. Li bastante, pensei e ai decidi de vez. Foi um chororô!”, contou.

Treinadora
A “aposentadoria” de Vanessa vai ser apenas do papel de jogadora. Ela não vai nem sair das quadras. Da próxima quinta-feira em diante, passará a exercer apenas as funções de treinadora do time Sub-20 do Uninassau/América, professora das escolinhas Cestinhas do Futuro e auxiliar técnica de Dornelas no time adulto, que disputará o título da LBF 2014/2015. Atividades que ela já vem desenvolvendo há um tempo, mas que vinha conciliando com os treinos.

Despedida
Quando pisar a quadra do Sesc Santo Amaro amanhã, às 20h15, passará um filme na cabeça da armadora Vanessa Gattei. Será sua última partida como atleta profissional. Uma despedida de gala. A partida será amistosa, mas terá todo um contexto especial. Um jogo digno de estrelas. Evento no estilo WNBA. O confronto contra o time Sub-20 do América/Uninassau será também a apresentação oficial do time adulto, que disputará como um dos favoritos o título da Liga de Basquete Feminino. A entrada é gratuita.

Será a primeira vez que parte das atletas jogará junta com a camisa do América. Estarão em quadra Érika, Nadia, Tamera Young, Tifanny Hayes, Adrianinha, Tatiana e Tainá Paixão. Para dar à partida cara de espetáculo, uma empresa de produção de eventos vai montar uma mega estrutura no ginásio.
Saiba mais

Vanessa Gattei
Posição: armadora
Idade: 34
Altura: 1m68

Títulos

6 campeonatos brasileiros

4 com o Ourinho-SP

1 com o Catanduva-SP

1 com o Sport

1 Sul-Americano pelo Sport