Mais Esportes

BASQUETE

Liga de Basquete Feminino começa sábado com duas equipes de Pernambuco entre os dez times

Sport e América têm ligação recente após Roberto Dornelas deixar time rubro-negro

Rapha Oliveira/ESP DP/D.A Press
A taça está no Sport e, indiscutivelmente, o título da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2012/13 pertence ao Leão. Mas há um contraponto. Os principais personagens daquela conquista, técnico e boa parte das jogadoras, hoje estão em outro clube: no Uninassau/América. Assim, é legítimo que as duas partes digam que vão brigar pelo bicampeonato a partir de sábado, quando começa a edição 2014/15 do campeonato.

Entre os “rivais”, o favoritismo é total do estreante América. Que, inclusive, faz questão de deixar o título na antiga casa. “Somos uma equipe estreante. O Sport é campeão Sul-Americano. O grupo da gente ganhou, mas a gente ganhou para o Sport. Foi a maior mensagem que a gente podia ter deixado diante de todos os fatos. Foi a maior prova de caráter que as meninas podiam ter dado. Elas tinham acabado de saber que eu havia sido demitido e foram, literalmente, até o último segundo e ganharam o campeonato para o Sport”, disse o treinador Roberto Dornelas - o Sport ganhou o Sul-Americano quando o “casamento” entre o Leão e Dornelas já estava desfeito.

Na Ilha do Retiro, quem assumiu a equipe feminina após a saída de Roberto foi o treinador Rildo Accioly. Nome tradicional quando se trata de basquete em Pernambuco. A missão do experiente treinador é correr contra o tempo. O clube que antes tinha o melhor do basquete brasileiro, teve que montar uma equipe do zero. Das 13 atletas que vão formar o elenco rubro-negro para esta competição, apenas cinco faziam parte do antigo grupo.

Poucos dias antes da Liga começar, o técnico ainda não tem o grupo inteiro reunido. “Vou ter que preparar a equipe o mais rápido possível porque nós estamos um pouco atrasados no início do trabalho. É preciso deixar a equipe competitiva, porque é isso que o Sport está precisando neste momento. Não posso prometer outra coisa a não ser trabalho”, contou.