Mais Esportes

NATAÇÃO

Pernambucanas batem recordes e conquistam índices para Mundial de natação de 2015

Joanna Maranhão e Etiene Medeiros estão classificadas para o Mundial de Kazan 2015

postado em 19/12/2014 18:39 / atualizado em 19/12/2014 17:55

Carolina Fonsêca /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O final de temporada da natação pernambucana está movimentado. Além do retornar às piscinas, Joanna Maranhão está superando as expectativas disputando o Campeonato Open e o Campeonato Brasileiro Sênior de natação, na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro, que começou . Junto com ela, Etiene Medeiros voltou embalada do Mundial de piscina curta em Doha, no Catar, e continua deixando sua marca nas competições.  Em três dias de provas, Joanna e Etiene já conquistaram índices para disputar o Mundial de Kazan, no ano que vem e bateram recordes. Joanna conseguiu índices em dois estilos e Etiene em um.

Como as competições acontecem ao mesmo tempo, as nadadoras competem no Brasileiro pela manhã e no Open à tarde. Joanna chegou à marca de 4min41s99 nos 400m Medley, nadando no Brasileiro. Na parte da tarde baixou ainda mais o tempo e cravou os 4min41s. Com 2min14s26 conquistou o índice para disputar os 200m Medley. A comemoração da nadadora vai além do fato que retomar a carreira já se classificando para o Mundial. Envolve também a superação dela, que com menos de seis meses de treinos está nadando sem deixar a desejar.

“Eu tinha absoluta certeza de que ia fazer o índice, de que ia nadar bem essa competição. Agora eu estava na dúvida se ia fazer força ou não, mas Keyce (técnica) disse uma coisa certa, que na Olimpíada não vai ter essa. Tem que fazer força, então eu quero acumular mesmo. O tempo parada me deu chance de rever muita coisa. É uma reavaliação que poucas pessoas tem condições de fazer. Eu sou abençoada por poder voltar ainda melhor, cercada de pessoas que confiam em mim. Estou pensando num passo de cada vez”, disse.

Aos 26 anos, a pernambucana vê renascer o sonho de voltar a protagonizar grandes momentos para a natação brasileira. Durante a carreira, fez parte da Seleção por 12 anos, disputou três Pan-Americanos e três Olimpíadas. Sai da aposentadoria e pode voltar para os Jogos Olímpicos, num período de aproximadamente dois anos.Quem reforça esta possibilidade é a treinadora de Joanna, Keyce Florêncio. “Joanna nadou o melhor tempo da vida dela sem traje tecnológico”, afirmou.