Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Futebol americano cresce no Brasil e Super Bowl deve ter audiência recorde neste domingo

Modalidade tem agregado novos e velhos fãs, como o goleiro Bruno do Santa Cruz

postado em 31/01/2015 22:00 / atualizado em 31/01/2015 01:20

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Neste domingo à noite a maioria das tevês do Brasil não estarão ligadas na mesas redondas ou nos programas dominicais. Ao menos os assinantes da TV a cabo, que devem fazer a ESPN e o Esporte Interativo, canais que transmitirão o Super Bowl XLIX disputado entre New England Patriots e Seattle Seahawks, dividirem a liderança no segmento. O fênomeno não é de hoje. Desde 2010 o esporte da bola oval tem ganhado espaço no país e no últimos anos cresceu 800% na audiência e já tem dividido o coração de alguns brasileiros, até os que trabalham com futebol.

Bruno, goleiro recém-contratado pelo Santa Cruz, é um destes que tem tanta intimidade com o esporte que usa capacetes quanto com o mais popular do mundo. Acompanhando a NFL desde 1998, o atleta tornou-se um aficcionado pelo esporte e torcedor fanático do Indianápolis Colts. “Quando eu comecei a gostar era coisa de maluco, mas a falta de divulgação na época não era tão forte e as transmissões foram se massificando e existiam grupos que discutiam via web. Os brasileiros foram entendendo as regras e o público foi aumentando”, contou Bruno.

Desde 2008 o goleiro acompanha o seu time de perto. Sempre aproveita as férias para visitar um amigo que mora em Indianápolis e consequentemente assistir a alguns jogos dos Colts, mas já presenciou partidas em outras cidades da costa leste. Além da organização fora dos gramado, Bruno acredita que o futebol poderia aprender com o futebol americano também dentro de campo. “O futebol americano é muito tático e existe uma obediência dentro de campo. Os jogadores têm que estudar o livro de jogadas e saber que cada um tem sua função na jogada e que para que tudo dê certo, todos têm que estar no lugar correto. Acho que esse aspecto de obediência o futebol poderia copiar.”

Neste domingo Bruno já escolheu o seu lado. Como seu time é rival dos Patriots, o goleiro do Santa Cruz irá torcer para os Seahawks. “Vou torcer pelos Seahawks com certeza. Estou quase encomendando uma camisa dos Seahawks para assistir. Gosto do Pete Carroll desde a época que ele treinava a USC (universidade). Espero que o Patriots mantenha a sequência e derrotas no Super Bowl”, falou Bruno.

Pensando no futuro
Bruno já teve a  oportunidade de comentar alguns jogos de futebol americano na ESPN e deixou claro que quando se aposentar toparia voltar a analisar alguns jogos da bola oval. Além de desejar ficar ligado ao esporte no fim da carreira, Bruno acredita que a modalidade pode crescer muito mais no Brasil. “Acho que estamos no caminho certo. Precisamos de mais patrocinadores e apoio, mas o que os times têm feito tem sido muito bom. Se o pessoal se conscientizar que o esporte pode crescer muito mais poderemos ter um campeonato brasileiro de verdade."
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press