Mais Esportes

PARALÍMPICO

Quadra da UFPE sedia nacional de basquete em cadeira de rodas feminino

Competição vai contar com a presença de cinco estados

postado em 04/09/2015 09:00 / atualizado em 04/09/2015 09:06

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Divulgação
A capital pernambucana volta a sediar etapa de um nacional em cadeira de rodas. Desta vez, o Campeonato Brasileiro feminino de basquete, marcado para acontecer entre os dias 24 e 27 deste mês, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

 

O evento reunirá sete equipes dos estados do Pará, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia. A abertura oficial do evento será no dia 25 de setembro, às 17h30, na quadra do Colégio de Aplicação. Todas as partidas serão abertas ao público. O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Cerca de 84 paratletas femininas participarão da competição, que contará com 16 partidas, ao longo de quatro dias. O campeonato será uma oportunidade para o público pernambucano conferir ao vivo a performance da nata do basquete em cadeira de rodas feminino do Brasil. Das 12 atletas integrantes da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze no último Parapan, em Toronto, nove delas estarão em quadra defendendo os seus clubes. Participam da competição as equipes Aabane (BA), Addece (CE), ADM (CE), All Star Rodas Girl Belém (PA), All Star Rodas Girl Pará (PA), Apedeb (SC) e Irefes (ES).

Divulgação
O evento contará também com a presença do técnico da Seleção Feminina, Tiago Baptista, que vem com a função de acompanhar todas as partidas, de olho no desempenho das atletas veteranas e dos novos talentos. Além do Parapan, a Seleção Brasileira Feminina tem entre suas conquistas mais recentes a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano, realizado em março, na Colômbia, e a medalha de ouro na Copa América 2013, na Guatemala.

O Campeonato Feminino é a primeira etapa da parceria selada entre a CBBC e a UFPE, com o objetivo de trazer o esporte paralímpico para o ambiente acadêmico. "Estamos muito felizes com essa parceria com a UFPE e esperamos que seja o começo de um união de trabalho longa e frutífera", colocou a presidente da CBBC, Naíse Pedrosa.

 

Em novembro, a universidade receberá novamente atletas do basquete em cadeira de rodas do Brasil inteiro. Dessa vez, no Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão, que acontecerá, também no Colégio de Aplicação, entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro, marcando as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência.