Mais Esportes

VELA

Após fazer balanço positivo da Refeno 2015, Cabanga confirma data da prova no próximo ano

Uma das provas mais tradicionais da vela brasileira, regata está marcada para o dia 24 de setembro de 2016

postado em 02/10/2015 20:54 / atualizado em 02/10/2015 21:01

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Divulgação
O Cabanga Iate Clube de Pernambuco anunciou, na última quarta-feira (30/09), a data para realização da 28ª edição da Regata Recife Fernando de Noronha: 24 de setembro de 2016. As inscrições para Refeno 2016 começam dia 15 de abril do próximo ano.

De acordo com o comodoro do Cabanga Iate Clube, Jaime Monteiro Jr., a Refeno, considerada uma das provas oceânicas mais importantes da América Latina, será realizada no último sábado do mês de setembro, assim como vem acontecendo nos últimos anos.

Balanço
O Cabanga Iate Clube de Pernambuco classificou como positiva a 27ª edição da Regata Recife Fernando de Noronha, realizada do período de 20 a 30 de setembro. Durante a coletiva de Imprensa realizada na última quarta-feira (30) no Museu do Tubarão, o comodoro do clube pernambucano, Jaime Monteiro Jr., afirmou que a regata cumpriu com seu objetivo.

“Nosso maior objetivo para este ano era proporcionar uma regata de velejador para velejador. A Refeno é hoje uma das cinco maiores regatas oceânicas do Brasil e da América do Sul. Acreditamos que atingimos esse objetivo. Quem participou, aprovou a regata, foi uma grande confraternização da vela”, disse o comodoro.

O diretor da Refeno, Evaldo Altino, afirmou que não foi contabilizado nenhum incidente grave na Refeno deste ano. “Foi uma regata sem nenhuma alteração e ocorrência. Todos os participantes estão de parabéns. Não tenho dúvida que hoje a Refeno é uma das regatas oceânicas mais segura. Isso terminando dando tranqüilidade para todos que participam e acompanham a prova”, explicou.

O diretor de Vela do Cabanga, Sérgio Avellar, anunciou que já na próxima semana o Cabanga iniciará os preparativos para a organização da Refeno 2016, que será realizada dia 24 de setembro de 2016. “Vamos, antes de tudo, sentar para avaliar o que deu certo e errado na regata deste ano. A partir desse diagnóstico vamos iniciar, ainda este ano, o planejamento para o próximo ano”, detalhou. “Com antecedência, podemos trabalhar com mais calma as questões relacionadas à captação de recursos”, complementou Jaime Monteiro Jr.

O administrador de Fernando de Noronha, Luis Eduardo Antunes, falou do potencial da Refeno para a Ilha. “Essa regata projeta Noronha para o Brasil e para o mundo. Durante o período da Refeno existe, de forma concreta, uma movimentação em Fernando de Noronha fantástica. A geração de riqueza dentro da ilha é algo muito positivo. A taxa de ocupação durante o período da regata atinge a casa dos 98%. Por esse e por outros motivos que Administração de Fernando de Noronha sempre será parceira da Refeno”, concluiu Luis Eduardo Antunes.

A edição 2015 de uma das maiores provas oceânicas da América do Sul teve o veleiro do Rio Grande do Sul, Camiranga, como Fita Azul. A embarcação pernambucana Patoruzú e a paulista Mussulo III Angola Cables ficaram na segunda e terceira colocação geral respectivamente.

Ao todo, das 49 embarcações confirmadas para partida, duas apresentaram problemas e não completaram a prova (Ciranda e Toro) e uma foi desclassificada (Anakena). A Refeno 2015 reuniu 304 tripulantes de oito estados do Brasil e três países.