Mais Esportes

GINÁSTICA

Seleção de ginástica artística desembarca na Alemanha antes do Mundial Pré-Olímpico

Equipe quer ficar entre as oito melhores do mundo em Glasgow, na Escócia

postado em 07/10/2015 12:10 / atualizado em 07/10/2015 12:02

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Confederação Brasileira de Ginástica/Facebook
A Seleção de Ginástica Artística Feminina encerrou as atividades no Brasil antes do Campeonato Mundial Pré-Olímpico. Após o trabalho intenso no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o grupo embarcou para Dessau, na Alemanha, na noite da última terça-feira, com boas expectativas na bagagem. A principal delas é ficar entre as oito melhores do Mundo e, assim, carimbar o passaporte direto para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 - precisa ficar entre as oito melhores.

Na reta final de preparação na cidade-sede dos Jogos Olímpicos, a Seleção Feminina pôde contar com a presença ilustre de Nellie Kim, presidente do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A soviética assistiu treinos, arbitrou e fez considerações importantes para a comissão técnica, ginastas e também para os árbitros que fizeram parte do controle. A participação da convidada - e tudo o que viu nos últimos dias - deixou Georgette Vidor, coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), esperançosa e satisfeita.

"A Nellie conversou com as meninas e as elogiou bastante. Disse que estão com uma ginástica bonita, preparadas, com condições de irem bem na competição, mas que ainda podemos limpar mais as séries até lá e corrigir algumas pequenas falhas. Se melhorarmos 0,10 pontos de cada podemos fazer a diferença. Foi um controle muito bem feito", elogiou Georgette, comentando que Nellie volta ao CT em janeiro.

Escala
Em busca da classificação estão Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo. Na Alemanha, elas vão realizar um meeting com a equipe da casa e Suíça. No dia 11, seguem para Arques, na França, para a preparação final para o Mundial da Escócia.

Dessa equipe, as ginastas Lorena, de 15 anos, Flávia e Thauany, de 16, e Lorrane, de 17, nunca participaram de um Mundial. A estreia será, justamente, em um pré-olímpico, considerado por muitos como o mais difícil de todos. Apesar dessa juventude, Georgette destaca que esse grupo está muito bem preparado.

"Esse é o Mundial mais difícil que tem, porque todos querem estar nos Jogos Olímpicos, de preferência se classificando direto para ter a tranquilidade de um treinamento mais adequado. Sabemos que será difícil, mas acredito que se fizermos uma excelente competição podemos beliscar uma vaga entre as oito primeiras", completou Georgette.

Masculina
A seleção Masculina, composta por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva, também vão participar do Mundial. Os atletas embarcam para a aclimatação em Anadia, em Portugal, na quinta-feira (8/10). De lá, seguirão direto para Glasgow, na Escócia, no dia 17/10.