Mais Esportes

JUDÔ

Gabriel Pinheiro será o único pernambucano no Desafio Brasil x Canadá de judô

Atleta vai lutar, no Sesc, pela categoria meio-leve (66kg)

postado em 26/04/2016 14:00 / atualizado em 26/04/2016 14:12

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/DP
Gabriel Pinheiro (Exército/Maurício de Nassau/Maysa Clube) até participou de algumas competições de futsal, mas o judô o fisgou definitivamente. A paixão pelo dojô logo alçou este pernambucano, de 21 anos, ao posto de integrante da seleção brasileira principal. Desde o ano passado, que o meio-leve (66kg) faz parte deste seleto grupo. Hoje, quando acontece o Desafio Brasil x Canadá de Judô, no Sesc de Santo Amaro, ele poderá apresentar aos torcedores locais os golpes iniciados aos 7 anos e que foram sendo aprimorados durante as constantes viagens ao Japão e Europa.


“Será a 30ª edição de Desafios, o que é especial. Fiquei surpreso quando fiquei sabendo que seria no Recife. Uma chance bacana das pessoas conhecerem a nova safra do judô brasileiro”, comenta Gabriel, que atualmente ocupa a vaga de suplente de Charles Chibana. A condição de segundo atleta da categoria 66kg não pertuba o pernambucano, porém ele sabe exatamente o que fazer para assumir o posto de titular. “Não vou dizer que é legal ser reserva. Sei que preciso dar um passo de cada vez. Quero estar pronto para quando chegar a minha vez. Estou bem focado para isso”, acrescenta.


Conciliando o quinto período do curso de direito com os treinos, que levam 6/7 horas diárias, com o técnico Edson Gondim, Gabriel já vê seu trabalhando dando frutos. “Tenho meta pessoal. E vejo meu trabalho frutificando. É bom ter esse reconhecimento e as viagens que tenho feito com a seleção me fazem aprender muito. Estou sempre atento aos estilos de luta. Na Rússia, o judô é muito mais força, enquanto no Japão sobressai mais a técnica. E eu tento ser um pouco desses dois pontos. No dojô, procuro ser técnica e força”, revela o atleta, que costuma visitar a internet em busca de informações sobre os adversários.


A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) vai divulgar no dia 31 do próximo mês a relação com os 14 atletas convocados para disputar os Jogos Olímpicos do Rio.
 

Serviço
O que: Desafio Brasil x Canadá de judô
Onde: Ginásio do Sesc, em Santo Amaro
Quando: Nesta terça-feira

Horário: às 18h

Os confrontos

66kg: Daniel Cargnin (BRA) x Gabriel Juteau (CAN)
52kg: Jéssica Lima (BRA) x Yumi Bellali (CAN)
57kg: Giovanna Pernoncini (BRA) x Natalie Rygielski (CAN)
66kg: Gabriel Pinheiro (BRA) x Gueorgui Poklitar (CAN)
73kg: Lincoln Neves (BRA) x Bradley Langlois (CAN)
52kg: Jéssica Pereira (BRA) x Marie Besson (CAN)
81kg: Giovani Ferreira (BRA) x Maxim Côté (CAN)