Mais Esportes

NATAÇÃO

Aliviada e feliz, Etiene Medeiros diz que se surpreendeu com os próprios resultados

Prestes a realizar o sonho da primeira Olimpíada, nadadora pernambucana revela que nunca esperou se classificar em tantas provas

postado em 28/04/2016 20:30 / atualizado em 28/04/2016 20:37

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp. DP
Feliz é uma palavra que Etiene Medeiros vem usando bastante nos últimos dias. E não poderia ser diferente. Classificada para três provas nos Jogos Olímpicios Rio-2016 (50m e 100m livre e 100m costas), a pernambucana vai realizar o grande sonho de todo atleta. Mas ela mesmo ressalta que para chegar a esse ponto é preciso muito sacrifício, que vai além dos treinos. Regular a vida pessoal também faz parte. Em rápida passagem pelo Recife, a última antes dos Jogos, ela confirmou que está "blindada". Tem pouco acesso ao telefone e às vezes até o contato com a família é restrito. Tudo pelo sonho olímpico, que só está começando.

Como você está se sentindo hoje, passado aquele momento de pressão e busca pelos índices?

Hoje estou mais aliviada. Com esse passaporte carimbado, você acaba ficando mais leve. Ter conseguido a classificação nos 100m costa, que é a prova em que tenho vários titulos, foi mais sentimental, talvez pelo fato de ter conseguido os outros índices em dezembro. Agora estou muito aliviada, muito feliz. Estou vivendo uma coisa que eu realmente sonhava. Em agosto, com certeza, vai ser muito bacana. Estou trabalhando muito para isso. Mas, se não acontecer, paciência, lutei muito. Agora é esperar para que agosto seja muito divertido.

Tudo aconteceu exatamente do jeito que você sempre imaginou, sonhou?

Se me falassem há quatro anos que eu iria conseguir quatro índices olimpicos, eu falaria que você estava maluco. Semana passada, fiz quatro índices olimpicos! E hoje tenho a vaga de três provas na Olimpíada. Nunca sonhei que faria isso. Claro, sonhava em ir para Olimpíada. Mas quando você vai crescendo, vai amadurecendo, pessoalmente, como mulher, se tornando mais responsável, vai traçando metas e vai alcançando coisas que você não acreditava. E é um sonho isso. Então estou muito feliz em estar vivendo essas coisas. Tenho consciênca do que realmente eu consigo fazer, do que está dentro do meu alcance. Quando você treina muito, perde esse alcance e faz coisas extraordinárias, que não imaginava. Estou muito feliz com os resultados que consegui.

Você se surpreendeu com esses resultados?

Me surpreendi muito. Mas, ao mesmo tempo, tento manter os pés no chão. É muito trabalho, muita responsabilidade. Tem que ter bastante tranquilidade. Foi uma coisa que eu não esperava, mas, com tanta dedicação, passei a esperar. Hoje estou bem tranquila por tudo o que foi feito.

O que fazer a partir agora até os Jogos?

A gente está trabalhando há muito tempo. Não pode agora que está faltando três meses querer mudar o que foi planejado. E não são coisas de hoje só. É desde quatro anos atrás, quando deixei o Recife. É um trabalho de muito tempo. Agora, é só lapidar. São três meses lapidando, vendo o que pode melhorar, nada de mudar muito, porque está tudo correndo bem.

A pressão de competir no Brasil vai ser grande para vocês?


Existe a pressão e isso é natural. Acho que os nadadores e atletas brasileiros estão preparados, apesar dessa pressão. A gente vai estar blindado, eu já estou sendo blindada, para realmente se sentir em casa e fazer um evento muito bacana.