Mais Esportes

NATAÇÃO

Após evolução, pernambucana Thaís Fazekas coloca natação como prioridade para 2017

Atleta melhorou tempos no último Brasileiro e quer manter embalo ano que vem

postado em 06/12/2016 16:21 / atualizado em 06/12/2016 17:58

Ricardo Fernandes/DP
A carga de treinamento de Thais Fazekas, atleta da Nikita Natação, sofreu alteração neste ano de 2016, após ela ingressar em uma escola de tempo integral. Com isso, a nadadora, de 15 anos - um dos principais nomes da modalidade no estado - achou que seu rendimento no Campeonato Brasileiro de natação juvenil, que ocorreu há quase duas semanas, em Palhoças, Santa Catarina, estaria comprometido. Mas não foi isso o que aconteceu. Tatá - como é chamada - fez o melhor nacional da carreira, principalmente, em relação aos tempos. Agora, ela quer continuar embalada por esses bons resultados e focar unicamente na natação em 2017.

Para isso, já decidiu que irá retornar ao ensino regular no próximo ano. "O colégio integral é muito puxado e eu quero me dedicar com tudo à natação. Eu realmente achei que meus tempos iriam aumentar neste Brasileiro. Essa temporada me surpreendeu bastante. Vou retribuir na temporada que vem", comentou Tatá, que terá um pequeno recesso a partir do dia 16.

Enquanto a pausa não chega, ela segue treinando na piscina do Clube Português, sob o comando da técnica Keycy Florêncio. Segundo a nadadora, foi a dedicação da técnica que a ajudou a persistir e baixar o tempo em duas das três provas disputadas no Brasileiro de Palhoça.

 

"Keycy foi muito importante. Tive muita determinação e persistência. Isso ajudou a melhorar meus tempos. Pelas mudanças que precisei passar no começo do ano, achei que seria bem pior minha participação", acrescentou a atleta. No Nacional, a nadadora ficou com a medalha de prata nos 100m borboleta e o quarto lugar no 200m costas. Ela ainda terminou a prova dos 200m medley na sexta colocação.

Provas que Tatá baixou o tempo:

200m costas
2min38s77
2min30s65

100m borboleta
1min04s27
1min03s12

Prova em que Tatá manteve o tempo:

200m medley
2min30s67