Mais Esportes

TÊNIS DE MESA

Pernambucano Lucas Carvalho representará o Brasil no Circuito Mundial de tênis de mesa

Entre os dias 7 e 11 do mesmo mês, ele vai disputar o Aberto de Tênis Paralímpico

postado em 31/05/2017 15:59 / atualizado em 31/05/2017 16:38

Marcos Pastich/Divulgação
Não será a primeira experiência internacional de Lucas Carvalho, 17 anos, mas a experiência de disputar o primeiro torneio na Europa é aguardada com expectativa pelo jovem mesatenista pernambucano. Neste sábado, ele embarca para Barcelona, onde jogará, entre os dias 7 e 11 do mesmo mês, o Aberto de Tênis Paralímpico da Espanha. O evento faz parte do Circuito Mundial e conta pontos para o ranking internacional da modalidade.

Lucas está inscrito nos torneios Sub-23 e Adulto Individual e no Adulto Por Equipes. Atualmente, o pernambucano é o 11º do mundo na categoria Sub-23 e o 32º na Adulto, ambas referentes à classe 10, voltada para atletas andantes com deficiência mínima nos membros inferiores. Não será a primeira participação do mesatenista no Circuito Mundial. Ano passado, ele jogou a etapa argentina do Circuito Mundial, tendo como saldo dois vice-campeonatos, nos torneios individuais Sub-23 e Adulto.

A atual temporada é de acúmulo de experiência para Lucas, empolgado com as oportunidades que estão aparendo. Em fevereiro, ele passou 45 dias na Associação Nova Era, de Bauru, São Paulo, cumprindo rotina de treinos físicos, técnicos e táticos. O trabalho intenso contribuiu para o bom rendimento nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizados em março, em São Paulo, quando ele conquistou a prata no Individual e o bronze na disputa Por Equipes; e ainda na Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste I, disputada em abril, em Bras ília, na qual ele também foi vice-campeão. No Recife, Lucas com compete pela Unicap e é treinador pelo experiente Paulo Matos.

Recentemente, Lucas passou uma semana e meia com a equipe da seleção brasileira principal, participando dos treinos preparatórios do elenco que viria a competir no Campeonato Mundial. Para garantir um bom desempenho na Espanha, ele tem treinado cinco vezes por semana, sendo três dias em dois períodos, divididos entre treinos específicos da modalidade, com Matos, e preparação física, sob orientação do educador Filipe Amaral. Faz ainda um tratamento de prevenção de lesões, com os fisioterapeutas Josemir Dutra e Filipe Tabosa.