Mais Esportes

NATAÇÃO

Nadadoras pernambucanas retornam da Copa Pacífico, com medalhas e experiências

Seleção brasileira foi terceira na colocação geral. Atleta do Sport, Lisa Soares, conquistou medalha de prata e de bronze, no torneio em Sucre, na Bolívia

postado em 23/08/2017 22:00 / atualizado em 23/08/2017 18:00

Júlio Esteves
As nadadoras Lisa Soares (Sport) e Luisa Sial (Náutico) já estão em solo pernambucano. As integravam a seleção brasileira, que terminou na terceira colocação geral na Copa Pacífico de Natação, que aconteceu na cidade de Sucre, na Bolívia, entre os dias 16 a 19 de agosto. Lisa levou para casa duas medalhas: uma de prata nos 100m medley, categoria que engloba quatro estilos de nado, e outra de bronze, nos 100m costas.

O torneio que reuniu jovens de 13 a 17 anos teve o Brasil representado através da equipe Norte/Nordeste. Apesar da Colômbia ter sido coroada como campeã do torneio, o time brasileiro subiu ao pódio em todas as etapas, superando o desempenho obtido na última edição da competição realizada no ano passado.

Lisa Soares acredita que a Copa Pacífico foi importante para sua carreira como nadadora, principalmente por ser sua  primeira experiência numa competição internacional. “Foi muito importante. Consegui adquirir experiência, baixar todos os tempos das provas que nadei, mesmo com o clima muito frio e a alimentação diferente do Brasil. Além de representar o meu país e trazer duas medalhas, prata e  bronze, mesmo com o alto nível da competição”, declarou a nadadora, que também participou de duas finais na categoria absoluta (14 a 18 anos) ficando com o sexto melhor tempo nos 200m costas e o quarto nos 100m costas, ficando a frente dos melhores atletas dos sete países competidores.

Luisa Sial também enalteceu a oportunidade de participar da Copa Pacífico. Apesar de não conseguir medalhas no desempenho individual, a nadadora avaliou positivamente sua atuação. “Foi bem legal. Uma oportunidade diferente, já que foi a minha primeira experiência internacional. Mesmo não conseguindo uma medalha, melhorei os meus tempos. Conheci novas pessoas, fiz muita amizade. Valeu a pena. Agora vou me preparar para os Jogos Escolares da Juventude (JEBS), que vai ser em Curitiba, no mês de setembro”, comentou Luisa.

Gustavo Fortuna, treinador de Luisa e também convocado para comandar a seleção brasileira na Copa Pacífico, acredita que o resultado da atleta foi satisfatório, mas que poderia ter sido melhor. “Não foi o melhor (resultado), mas a gente está mais focado na competição de novembro.  Na Copa Pacífico ficamos atrás da Colômbia e Peru. Agora vamos treinar para o Brasileiro, que vai ser em Porto Alegre, nos dias 01 a 04 de novembro”, explicou o treinador.