MMA

UFC 177

Dana ameniza críticas e pede fim de ataques a Barão: 'Já passou por um verdadeiro inferno'

Para presidente do Ultimate, corte do salário já é pena suficiente para ex-campeão

postado em 01/09/2014 14:32 / atualizado em 01/09/2014 14:48

Redação /Superesportes

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Após esbravejar e punir Renan Barão com o corte do pagamento da bolsa pela ausência na disputa de cinturão dos galos, contra TJ Dillashaw, na véspera do UFC 177, Dana White amenizou o tom das críticas. O presidente do Ultimate diz que o brasileiro, que passou mal durante o processo de perda de peso e acabou fora do evento por motivo de saúde, está sendo alvo de duros ataques de imprensa e fãs. Para Dana, o fato de não receber o salário depois de longa preparação para luta já é pena suficiente e também motivo para que o ex-campeão aprenda a lição.

”Todos estamos chateados por ele não ter batido o peso. Mas não podemos tratar o garoto como se ele não fosse um ser humano. Barão é um bom garoto, não é um cara mau. Somente ele e sua equipe sabem porque ele não bateu o peso. Eles agora precisam se reunir e tomar uma decisão séria sobre o que aconteceu. Não há desculpa para o que ele fez. Você não pode vir aqui e não bater o peso. Mas ele já está pagando pelo que aconteceu. Você não pode penalizá-lo mais do que esse garoto já foi penalizado. Ele passou por um verdadeiro inferno. E o inferno ainda não acabou para ele, porque ele vai voltar para casa sem receber a bolsa”, comentou Dana.

Derrotado surpreendentemente em maio, Renan Barão tentaria recuperar o cinturão dos galos nesse sábado, em revanche contra TJ Dillashaw, em Sacramento. O brasileiro chegou aos Estados Unidos dez quilos acima do limite dos galos (56,7kg) e planejou perder o peso excedente no dia da pesagem oficial. No entanto, o ex-campeão passou mal durante o processo, desmaiou, bateu a cabeça no banheiro do hotel e foi levado ao hospital. Sem condições físicas, acabou cortado da luta, sendo substituído em cima da hora pelo desconhecido Joe Soto. No novo duelo pelo título, vitória de Dillashaw por nocaute técnico.

Dana White já adiantou que Renan Barão não voltará a lutar disputando o cinturão e ainda se mostrou chateado com a situação. O chefão reiterou que a punição foi justa e cobrou mais profissionalismo do lutador brasileiro.

“É claro que tudo isso nos incomodou muito, mas ele está indo para casa sem um centavo. Barão não luta desde maio e ninguém sabe quando voltará a lutar. Ele pagou caro para se preparar por meses. Acreditem, as penalidades no MMA são piores do que em qualquer outro esporte. Barão chegou a um ponto em sua carreira em que passou a ganhar dinheiro de verdade. Ele finalmente está ganhando muito dinheiro e perdeu a bolsa após um período inteiro de treinos. Para mim, já é suficiente”, concluiu.

Tags: dana white ufc 177 renan barao pesagem bolsa salario