MMA

POUCO MARKETING

Chael Sonnen dá dicas para José Aldo promover sua imagem: "Ele precisa criar o interesse"

'Falastrão' vê brasileiro com potencial para se tornar um astro, mas diz que ele tem que arriscar estratégias para ser um lutador com mais marketing que atualmente

postado em 01/10/2014 14:02 / atualizado em 01/10/2014 14:28

Redação /Superesportes

UFC/Getty Images

José Aldo é um dos maiores lutadores da atualidade. O brasileiro foi o único campeão da história da categoria dos penas no UFC e vem defendendo seu título com tranquilidade em todos os combates. Mas, o manauara vem reclamando constantemente da bolsa recebeida em suas lutas, por causa da falta de promoção em que é vítima.

Um dos grandes nomes da autopromoção na história do UFC é Chael Sonnen. O ‘Gangster’ conseguiu três lutas pelo cinturão do Ultimate em sua carreira, mesmo não tendo grande sequência de lutas. O falastrão deu dicas para José Aldo, ensinando o brasileiro a se promover para seus combates.

Em entrevista ao portal Bloody Elbow, Sonnen disse que Aldo não deve reclamar do baixo salário, e sim, procurar meios para se promover. “Pessoalmente, eu classifico o José Aldo como o número dois no ranking peso por peso, atrás do Jon Jones. O Aldo pode até ser o número um, porque a divisão dos penas é bem mais difícil do que a dos meio-pesados. Mas o que eu quero dizer é que o Aldo é o campeão mais mal pago da história do UFC. Ele é o que menos chama a atenção, e isso é 100% sua culpa. Ele está constantemente reclamando de dinheiro, mas já liderou cards de pay per view, assim como outros campeões. Ele apenas não faz nada para manobrar a sua carreira”, disse Chael.

Sonnen explicou como ‘cavou’ uma vaga no UFC 167, que marcou o aniversário de 20 anos da organização. “Um bom exemplo é a minha luta contra o Rashad Evans. O Rashad e eu não traríamos grandes números em uma luta principal, mas somos lutadores de pay per view e precisamos lutar em grandes cards. Quando descobri que o card do aniversário de 20 anos teria uma luta entre Georges St-Pierre e Johny Hendricks, fui até um designer, paguei e fiz um pôster. Mandei um tweet para o Rashad perguntando o que ele faria em 16 de novembro, ele disse que estava livre, e então eu respondi com a imagem do pôster, que tinha nossa foto e a data. Foi ótimo. No dia seguinte, o Joe Silva (matchmaker do UFC) me deu uma bronca. Um dia depois, eu tinha um contrato para enfrentar o Rashad em 16 de novembro, no card que foi o mais assistido do ano. É preciso se arriscar um pouco. Você pode levar uma bronca do Joe Silva, mas, no fim das contas, conseguirá fazer as coisas do seu jeito. No minuto em que eu publiquei aquele pôster, todos os veículos da imprensa repercutiram. O UFC tinha duas escolhas: fazer a luta que eu já havia anunciado, ou jogar fora a publicidade que vale cinco mil dólares, mas eu fiz de graça. Era mais fácil mandar meu contrato e meu bônus de pay per view”, completou.

Segundo o norte-americano, Aldo precisa se valorizar e mostrar que é o campeão dos penas. “O José Aldo está batendo todo mundo. Eu não estou falando tudo isso apenas para criticá-lo, mas sim porque acho que ele merece mais. Mas ele precisa buscar isso, e fazer por merecer. Ele precisa criar o interesse. Eu nem consigo contar quantas vezes tive de dizer às pessoas quem é o José Aldo e que ele é o atual campeão. As pessoas pensam que o Conor McGregor é o campeão, porque ele é o cara que mais se destaca na categoria. Tudo depende de como você administra a sua carreira, e muitos caras simplesmente não fazem nada. Às vezes eles não entendem, mas, posteriormente, vão se arrepender. O Conor McGregor entende. Para mim, ele é a próxima superestrela”, concluiu.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/01/28/5124/20140127123606298650a.jpg', 'id_content': 2612899L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,736/2014/01/28/galeria_mma,5124/todas-as-lutas-de-jose-aldo-no-ufc.shtml', 'titulo_destaque': 'Todas as lutas de Jos\xe9 Aldo no UFC', 'id_pk': 5124L, 'id_conteudo': 2612899L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Todas as lutas de Jos\xe9 Aldo no UFC', 'id_treeapp': 736, 'descricao_destaque': 'Todas as lutas de Jos\xe9 Aldo no UFC', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: José Aldo Chael Sonnen ufc promoção lutas ufc