RIO-2106

Revezamento da tocha Olímpica passa por Recife, Gravatá e Jaboatão nesta terça-feira

Serão 35 quilômetros, com 176 pessoas conduzindo a chama olímpica no percurso

postado em 31/05/2016 10:00 / atualizado em 31/05/2016 10:51

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco , Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Fernando Soutello/Rio 2016
A sede da Olimpíada é o Rio de Janeiro, mas o revezamento da tocha faz com que cada pedaço do Brasil se sinta como parte dos Jogos. Em Pernambuco, até agora, oito cidades já receberam o símbolo olímpico. Na segunda-feira, ele esteve no Agreste do estado, passando por Garanhuns, Lajedo e Caruaru. Neste terça-feira, chega ao litoral. Vinda de Gravatá, a partir das 11h, passará pelas ruas de Jaboatão dos Guararapes e, das 13h, enfim, da capital Recife.

No Recife, a tocha terá o seu percurso mais longo no estado. Serão 35 quilômetros, com 176 pessoas conduzindo a chama olímpica. Cada um percorrerá 200 metros. O início do revezamento está previsto para começar às 13h, saindo do Centro de Distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponto de Parada, e devendo chegar ao Marco Zero às 19h, quando haverá a cerimônia de acendimento da pira olímpica. Por ser uma cidade celebração, haverá, além da passagem, apresentações culturais e shows. No Recife Antigo, na avenida Alfredo Lisboa, entre a Caixa Cultural e a Associação Comercial, a programação começa às 16h.

Pelas mãos dos 176 condutores, a chama olímpica vai cortar o Recife. Cruzará 41 pontos, entre ruas, avenidas e pontes da cidade. No revezamento, estão atletas, ex-atletas, paratletas, árbitros e treinadores. Mas a lista (composta por indicações do Comitê Rio-2016, da Prefeitura do Recife e pelos patrocinadores da Olimpíada) não está restrita a pessoas ligadas ao esporte.

Há pessoas "comuns", como a bióloga Elen Carolina, que contribui para a iniciação científica de crianças, e a chef Erilene Monteiro, que ensina a jovens em condições de risco o ofício de pizzaiolo, personagens de matéria do Superesportes. O Diario de Pernambuco também estará representado, com a presença do editor de veículos do jornal, Jorge Moraes, entre os condutores.

Entre os atletas e ex-atletas, estão símbolos da história do esporte pernambucano. Newdon Emanuel foi o primeiro atleta do estado a participar de uma Olimpíada. Ele fez parte da seleção brasileira de vôlei que disputou os Jogos de Tóquio-1964. O ex-nadador e hoje técnico João Reinaldo Nikita, que quatro anos depois estava nos Jogos da Cidade do México-1968, também faz parte do time. Medalhista de bronze em Londres-2012, a pentatleta Yane Marques vai passar a tocha para a paratleta Rosinha, que ficará responsável por acender a pira, no Marco Zero.

Trânsito

É preciso ficar atento ao trânsito, que vai sofrer interrupções nas ruas pelas quais a tocha vai passar. No Recife Antigo, onde haverá os shows, as ruas estarão bloqueadas durante todo o dia (a partir das 5h). A chama olímpica dorme no Recife e continua no estado. Amanhã, ela segue para o revezamento em Ipojuca. Na quarta-feira, passará por Olinda, Igarassu e Goiana, se despedindo da sua segunda passagem por Pernambuco, mas ainda volta. No domingo, ela estará em Fernando de Noronha.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de monitoramento de trânsito para acompanhar o percurso da Tocha Olímpica na terça-feira. O percurso tem início na rua Mem de Sá, no bairro de Ponto de Parada, e vai até o Marco Zero, na avenida Alfredo Lisboa, com a realização de bloqueios itinerantes.

As vias do Bairro do Recife que fazem parte do itinerário estarão fechadas a partir das 5h da terça-feira. Toda a ação vai contar com o apoio de 200 agentes de trânsito e 52 orientadores. A operação para a saída do percurso da tocha está prevista para começar às 12h40.

Confira os pontos de bloqueios permanentes: Av. Sul (Ponte Giratória), Av. Alfredo Lisboa com Rua Dona Maria César, Rua Dona Maria César com Rua Vigário Tenório, Rua Dona Maria César com Av. Marquês de Olinda, Av. Barbosa Lima com Rua Bom Jesus, Rua Mariz e Barros com Rua Marquês de Olinda e Rua Madre de Deus com Av. Marquês de Olinda.

As ruas pelas quais a tocha vai passar

R. Mem de Sá - Arruda
R. Prof. Jerônimo Gueiros
R. Costa Pinto
Av. Beberibe
R. Bolívar
R. Professor José dos Anjos
Estrada Velha de Água Fria
R. Cônego Barata
R. Padre Roma
R. Sebastião Malta Arcoverde
R. João Tude de Melo
R. José Bonifácio
R. Prof. Trajano de Mendonça
R. Real da Torre
R. João Ivo da Silva
R. Cosme Viana
R. Visconde de Pelotas
R. Santos Araújo
R. Quitério Inácio de Melo
R. Arquiteto Luiz Nunes
R. Paris
R. Jean Emile Favre
R. David Perneta
Av. Raimundo Diniz
Av. Recife
Av. Presidente Dutra
Viaduto Tancredo Neves
R. Ernesto de Paula Santos
Av. Eng. Domingos Ferreira
Av. Visconde de Jequitinhonha
Av. Armindo Moura
Av. Boa Viagem
Av. Eng. Antônio de Goes
Av. Eng. José Estelita
Cais de Santa Rita
Av. Martins de Barros
Palácio Campo da Princesa
Ponte Princesa Isabel
R. Aurora
Ponte do Limoeiro
Cais do Apolo
Av. Marquês de Olinda
Marco Zero